x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.564

FATURAMENTO MEI NO MERCADO LIVRE

Fernando Henrique da Silva

Fernando Henrique da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 25 agosto 2019 | 19:31

Boa noite!

Tenho uma empresa MEI no mercado livre, de venda de roupas e calçados. Minha dúvida é em relação ao faturamento perante a Receita Federal. Primeiro, eu não emito notas fiscais pois o MEI não é obrigado emitir notas fiscais para pessoas físicas. No mercado livre, é possível emitir um relatório de recebimentos durante o ano. Até o momento, de 01/01/2019 a 24/08/2019, o total das vendas deu um total de 76 mil reais, porém eu não recebi tudo isso pois a cada venda que eu realizo, é descontado uma taxa de venda do mercado livre. Por exemplo, se eu vendi uma peça por 150 reais, eu recebi na verdade foi R$130,00.

O que a Receita Federal leva em consideração em relação a fiscalização? A venda considerando a taxa do mercado livre ou o que eu efetivamente recebi, que é o valor do produto descontado a taxa do mercado livre?

Desde já agradeço a todos!

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 12:54

Caro Fernando, 

Não vi nenhum caso específico de vendas feitas através do mercado livre, mas já vi vários casos de acompanhamento de valores de compras de MEI, hoje com o SPED é bem simples de fazer isso.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.