x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 98

Distribuição Lucros/Lucro Presumido (Competência)/Contabilidade Regular/Possível Tributação

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 13:40

Boa tarde aos colegas,
estou com dúvida sobre possível tributação da distribuição de lucros feitas aos sócios de empresa Lucro Presumido que possui contabilidade regular, adimplente com o Fisco. Já li e reli alguns tópicos interessantes no fórum mas estou com uma certa insegurança ainda sobre estar isento de IRRF ou não, pelo olhar do art. 238 da IN RFB 1700/17.
Na prática o caso é o seguinte:
Até 31/12/2018 a empresa tinha um saldo de reserva de lucros de R$ 50.000,00, inclusive gerado pelo resultado do ano 2018. A partir de 2019 esse lucro começou a ser distribuído aos sócios em pagamentos mensais via transferência bancária (conta PJ p/ conta PF). Esse saldo de R$ 50.000,00 esgotou-se nos pagamentos efetuados em junho/2019. O 1° trimestre de 2019 teve R$ 30.000,00 de lucros apurados contabilmente (superior a base do próprio Lucro Presumido), e é onde chega a minha dúvida: posso distribuir o lucro apurado no 1° trimestre/2019 já a partir do inicio do 2° trimestre (abril/2019) ou no caso prático, em junho/2019 quando esgotou o saldo até 31/12/2018, sem incidência de IRRF? Neste caso prático, todos os trimestres gerarão lucros superiores à base de cálculo, ou seja, sempre haverá valores a distribuir. Mas estou com certa insegurança ao interpretar corretamente o art. 238 da IN 1700 e gostaria de saber a opinião dos colegas e de quem puder contribuir.

Agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.