x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 17

acessos 2.573

DCTF SEM MOVIMENTO

Cinthya

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 14:10

Boa tarde!

Me surgiu uma duvida referente a DCTF sem movimento.

Tenho uma empresa lucro presumido, que tem movimento todos os meses, e sempre entrego a DCTF.

No mês 05/2019 não teve movimento, quando fui entregar a DCTF, apareceu um aviso dizendo que eu só iria entregar a DCTF quando a empresa estivesse movimento, beleza, então não entreguei nada referente a maio.

Hoje fui ver o e-cac, e consta pendencia, tentei entregar e foi.. Porem saiu a multa.

Gostaria de saber se alguém ja passou por isso.. E se eu consigo recorrer a essa multa.

Grata
Cinthya Sidério 

Lucélia Fiuza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 14:17

Cinthya;
Boa tarde!

Chegou a verificar nos pagamentos se realmente não teve nenhuma guia?
Talvez um IR Pis de folha, enfim verifique os pagamentos dessa competência porque se gerou a obrigatoriedade é porque teve guia.
Outro ponto como foi a entrega da sua DCTF 04/2019 com ou sem movimento?

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."

Cinthya

há 1 ano Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 14:23

Não houve nenhuma guia paga...

Em 04/2019 foi com movimento e 06/2019 com movimento também, apenas mês 05/2019 sem movimento.

Lucélia Fiuza

há 1 ano Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 14:31

Você tem que entregar 1 DCTF sem movimento sempre após uma com movimento.
No caso sua pendência foi por causa disso.
"As pessoas jurídicas que estejam inativas ou não tenham débitos a declarar, a partir do 2º (segundo) mês em que permanecerem nessa condição;", ou seja, está desobrigada a partir do 2º mês sem movimento, o 1º mês sem movimento você teria que entregar.

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."

Cinthya

há 1 ano Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 14:38

Mas sabe o que é estranho? O próprio programa da DCTF não me deixou entregar, apareceu um aviso  para entregar apenas quando tivesse movimentação. (Ainda ia guardar um print do aviso, mas bobiei)

Mais estranho ainda é que a pendência do E-cac saiu, mas a multa não da entrega em atraso, não consta.

Vou aguardar uns dias para ver.

Muito obrigada por sua ajuda.

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 1 ano Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 14:42

Prezadas Colegas, boa tarde.
tenho um problema pior do que este. a DCTF de Maio foi entregue e ainda assim a receita federal pasmem está cobrando a ausência de dctf em Maio é muita incompetência como sempre da RFB

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)

Lucélia Fiuza

há 1 ano Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 14:48

Luciano;
Boa Tarde!

Seu caso é mais simples, é só provar que estar certo.
Agende um atendimento na Receita apresente o Recibo de Entrega e creio que eles resolvam na hora pra você.
Nunca vi caso como o seu, mas estando certo vai te dar trabalho mas pelo menos tem como resolver sem pagar multa.
Boa Sorte!

Carmem Vaz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 semanas Quinta-Feira | 14 janeiro 2021 | 16:32

Pessoal, desculpe minha ignorancia... mas onde é pra "flegar" no programa ... quando é o primeiro mes de entrega sem movimento ? ex. janeiro movimento ok entregue fev sem movimento ?? onde coloca essa informação e depois março sem movimento não entrega... blz... pq o unico lugar que vi é PJ inativa no mes da declaração só que quando vc abre diz que não pode ter nem aplicaçao financeira... então não vale esse campo. 

Agradeço a ajuda pois estou sendo cobrada pela receita em diversos clientes. 

Carmem Vaz

há 1 semana Quinta-Feira | 18 fevereiro 2021 | 16:49

Karen, muito obrigada pelo seu interesse.

Ocorre que tenho clientes que tem aplicação financeira e pela legislação não são consideradas inativas. E por sua vez não tem Darfs para declarar na DCTF.  
A DCTF tem que entregar sem movimento ok.. mas onde flega no programa pra dizer isso:? pq onde vi no programa é Inativa no mês da declaração. Pra mim esta errado flegar esse campo uma vez que não é empresa inativa. 
Muito obrigada. 

Cristiane

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 6 dias Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 11:07

Bom dia , no meu caso a empresa foi aberta em 2018 e não tivemos movimentação nenhuma de receita , 2 anos depois foi realizada a compra de imoveis, portanto houve atividade patrimonial, não posso enviar DCTF inativa correto ? Nunca entregamos a declaração , nosso CNPJ esta inapto por omissão de declarações. Devo enviar a DCTF zerada então ?

Ricardo Henrique

Prata DIVISÃO 2
há 6 dias Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 11:20

Carmen, bom dia!

Me desculpe, mas não consegui entender este termo que você utilizou "FLEGA", o que significa?

Sobre a DCTF é bem simples, no mês de Janeiro você entregou com movimento, em Fevereiro sem movimento você entrega novamente, sem marcar inativa, sem informações de DARF, o sistema aceitará normalmente a transmissão. Em março se tentar transmitir o sistema informará "As pessoas jurídicas que estejam inativas ou não tenham débitos a declarar, a partir do 2º (segundo) mês em que permanecerem nessa condição estão desobrigadas de entregar a declaração".

Lembrando que em Janeiro de todo ano tem que enviar mesmo não tendo movimento.

Carmem Vaz

há 6 dias Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 11:32

Ricardo, quando digo flegar é marcar a caixa de inativa... então não é necessário marcar inativa é só entregar em branco? 

Muito obrigada

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.