Luduque
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá companheiros (as) do Forum Contábeis, boa noite!
Estou com algumas dúvidas sobre a tributação de uma empresa que desenvolve softwares e gostaria de contar com a gentil ajuda de vocês. Minhas dúvidas são:
1 - A empresa está cadastrada no SN, no entanto, vislumbramos mudar sua tributação para Lucro Real, uma vez seu fator "R" está muito baixo, o que eleva sua tributação. Como estou iniciando meu conhecimento sobre Lucro Real e a incidência não-cumulativa do PIS-COFINS, lendo a legislação, fiquei com alguns questionamentos. Mesmo a empresa sendo optante pelo Lucro Real, para esse tipo de atividade (desenvolvimento de software), o PIS-COFINS é cumulativo (3,65%)? Como é isso?
2 - Se essa empresa desenvolver um software e o vender de forma que o cliente fará apenas o download do programa em sua casa/empresa, ocorre circulação de mercadoria? ela tem que pagar ICMS sobre essa venda? e se ao invés de vender, a empresa adquirir um software de outro país pela mesma sistematica explicada (só por download)? quais impostos serão devidos?
Desde já, muito agradeço pela atenção e ajuda!
Ótimo dia a todos,
Luciano