x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.071

Simples Nacional

FABIO FREGATTI

Fabio Fregatti

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2019 | 10:42

Bom Dia 
Estou com uma duvida em questão de como apurar o SIMPLES NACIONAL de uma empresa ela possui o CNAE 49.30-2-02  Transporte Rodoviário de Carga, que pertence ao ANEXO III, e tem um CNAE SECUNDÁRIO 70.20-4-00 Atividade de Consultoria que pertence ao ANEXO V  - Obrigado ao FATOR R.

Minha duvida é se quando vou apurar o SIMPLES NACIONAL eu pego a receita dos dois CNAE  e somo e aplico o FATOR R ?


E o mês que eu tenho faturamento só no CNAE de Transporte do ANEXO III eu tenho que fazer FATOR Também ? 

FABIO

Gabriel Floriano

Gabriel Floriano

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2019 | 11:02

Fabio Fregatti
Bom dia!

Minha duvida é se quando vou apurar o SIMPLES NACIONAL eu pego a receita dos dois CNAE  e somo e aplico o FATOR R ?
R: A tributação deve ser feita separadamente pra cada atividade, as receitas provenientes de atividades que são do Anexo III devem ser calculadas com as alíquotas do Anexo III, as atividades que são do CNAE que é tributada pelo Anexo V são calculadas separadamente dos valores anteriores, sofrendo assim o fator "r".

Vamos a um exemplo:
A empresa faturou R$10.000,00 por transportar cargas e faturou R$5.000,00 por consultoria.
Os R$10.000,00 serão tributados pelo anexo III não sujeitos ao fator "r", levando emconsideração RBT12.
Os R$5.000,00 como são tributados pelo anexo V, deverá ser feito o cálculo do fator "r" para saber qual anexo de fato ele será tributado, sendo ele pelo Anexo V, o cálculo do tributo utilizará alíquotas diferentes do anterior.

Sendo assim, teremos 2 atividades diferentes provocando assim 2 formas diferentes de cálculo de tributos.

E o mês que eu tenho faturamento só no CNAE de Transporte do ANEXO III eu tenho que fazer FATOR R  Também ? 
R: A atividade de Transporte com o CNAE 49.30-2-02 não esta sujeita ao fator "r", sendo assim não devesse cálcular ele.

Gabriel Floriano

Gabriel Floriano

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2019 | 16:05

Fabio Fregatti

Nunca tive uma situação como essa.. mas em meu entendimento, como no lançamento no PGDAS, não temos campos para diferenciar qual folha de pagamento se refere a cada atividade, devesse levar em consideração o valor total da folha, sem ter a divisão entre folha de salario e folha de pró-labore.

Vamos ver se algum colega que ja passou por um caso parecido, pode nós dar uma solução mais concreta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.