x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 98

Depósito de terceiros

Gustavo Silva

Gustavo Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Atendimento
há 4 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2019 | 12:01

Olá!
Um amigo solicitou os dados de minha conta para depósito de R$ 10.000 em depósitos fracionados (pois ele não tem conta num determinado banco).
Vou receber o valor na conta e transferir o mesmo valor para a conta dele (em outro banco).

Como devo declarar esses recebimentos na declaração de IR? 
Posso ter problemas futuros com isso?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 07:31

Colega;
Poderá ter problemas sim, esse e o tipo de amigo, que nao e bem amigo. Porque esse dinheiro nao foi para conta dele? Se ele nao tem conta, Porque sera? Essa explicação dele esta meio esdrúxula, pois se tem conta quem ira fazer o deposito faria a transferência para a conta dele.  Cuidado pode nao dar nada devido ao valor nao ser tao expressivo, e pode te dar uma grande dor de cabeça, se a origem desse dinheiro, nao for legitima, e o mesmo esteja sendo rastreado, se for isso , voce nem imagina o que pode lhe
acontecer de tao terrível, e uma coisa pessoal, pois o risco e todo seu, eu nao aceitaria isso, mas voce e que conhece a pessoa e a historia, logo voce pode avaliar. Quanto ao IR, se ocorrer dentro do exercício e no fim do ano nao constar resto desse valor, voce nao ira declarar. Porem se for um dinheiro carimbado e rastreado, e a origem do mesmo for ilícita, dependendo dessa origem , voce entrara pelo cano, e a gravidade e diâmetro do Cano, vai depender exatamente da Origem.
Voce decide.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.