x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 9.360

pis e cofins na devolução de venda de mercadoria

Kelly Fernandes

Kelly Fernandes

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2019 | 14:45

Boa tarde!
Tenho uma dúvida quanto aos créditos de pis/cofins nas devoluções.

Minha empresa é lucro real, varejista de material de construção.
Houveram devoluções de vendas, em que minha empresa precisou emitir a nf-e de devolução por que o cliente se tratava de pessoa física.

Na hora da venda, o material X,  saiu com CST PIS COFINS 01 - alíquota 1,65% para PIS e 7,6% para Cofins.

Na emissão da nf-e com cfop 1202, qual cst devo colocar? como o produto foi tributado normalmente eu creio que seria o 50, para que eu possa retornar com esse crédito, mas uma consultoria me informou que seria o cst 98.
Mas se for o 98, como farei o retorno desse crédito?!

Tambem gostaria de saber se preciso fazer algum ajuste na efd.

Kelly Fernandes

Dpt- Fiscal
Vitoria/ES
e-mail: [email protected]
Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2019 | 15:10

kELLY

Eu usaria o 50, abaixo a diferença entre os 2

Estes CST deverão ser utilizados nas aquisições efetuadas por pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração doPIS/Pasep e da COFINS na sistemática da não cumulatividade, conforme cada situação, em relação aos créditos básicos(alíquotas de 1,65% e 7,6%, respectivamente)

50   Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a ReceitaTributada no Mercado Interno

------------------------------

Estes CST serão utilizados nas demais aquisições efetuadas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração doPIS/Pasep e da COFINS na sistemática da não cumulatividade,nas aquisições não geradoras de créditos e tambémpelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime cumulativo em relação as suas aquisições:

98   = Outras Operações de Entrada(Nestes CST serão informadas as entradas decorrentes de retorno deremessa para industrialização, conserto, demonstração...

--------------------

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.