x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 29

pis e cofins na devolução de venda de mercadoria

Kelly Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 semanas Segunda-Feira | 16 setembro 2019 | 14:45

Boa tarde!
Tenho uma dúvida quanto aos créditos de pis/cofins nas devoluções.

Minha empresa é lucro real, varejista de material de construção.
Houveram devoluções de vendas, em que minha empresa precisou emitir a nf-e de devolução por que o cliente se tratava de pessoa física.

Na hora da venda, o material X,  saiu com CST PIS COFINS 01 - alíquota 1,65% para PIS e 7,6% para Cofins.

Na emissão da nf-e com cfop 1202, qual cst devo colocar? como o produto foi tributado normalmente eu creio que seria o 50, para que eu possa retornar com esse crédito, mas uma consultoria me informou que seria o cst 98.
Mas se for o 98, como farei o retorno desse crédito?!

Tambem gostaria de saber se preciso fazer algum ajuste na efd.

Kelly Fernandes

Dpt- Fiscal
Vitoria/ES
e-mail: kelly.fiscal@hotmail.com

Márlus Mauri de Meira Mathias

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 semanas Segunda-Feira | 16 setembro 2019 | 15:10

kELLY

Eu usaria o 50, abaixo a diferença entre os 2

Estes CST deverão ser utilizados nas aquisições efetuadas por pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração doPIS/Pasep e da COFINS na sistemática da não cumulatividade, conforme cada situação, em relação aos créditos básicos(alíquotas de 1,65% e 7,6%, respectivamente)

50   Operação com Direito a Crédito - Vinculada Exclusivamente a ReceitaTributada no Mercado Interno

------------------------------

Estes CST serão utilizados nas demais aquisições efetuadas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração doPIS/Pasep e da COFINS na sistemática da não cumulatividade,nas aquisições não geradoras de créditos e tambémpelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime cumulativo em relação as suas aquisições:

98   = Outras Operações de Entrada(Nestes CST serão informadas as entradas decorrentes de retorno deremessa para industrialização, conserto, demonstração...

--------------------

Márlus

Kelly Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 semanas Segunda-Feira | 16 setembro 2019 | 16:22

Marlus, é como eu entendo tambem.
Tenho feito desta maneira, mas uma empresa que me da suporte de legislação, disse que seria 98 aí fiquei na dúvida pois não consegui entender como abater o pis cofins.
Achei que talvez seria mediante ajuste dentro da efd

Kelly Fernandes

Dpt- Fiscal
Vitoria/ES
e-mail: kelly.fiscal@hotmail.com
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.