x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 11.208

PGDAS COM FATURAMENTO SEM NOTA FISCAL

DIEGO VALERIO

Diego Valerio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2019 | 14:22

Boa tarde colegas, eu tenho recebido alguns documentos de outros contadores, no qual fazem um faturamento no PGDAS gera a guia do Simples e manda para os clientes pagar, sem a cobertura de uma Nota Fiscal de Venda de Mercadorias e Serviços!
Isso é correto ou não?
Sei que existe cliente que são complicados de emitir notas, mas esta prática esta correto?

E-mail¹: [email protected] / Skype: diegovalerio101
AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2019 | 16:28

Boa tarde Diego. Como vai?

Diego conforme determina o Artigo 16 da Resolução CGSN nº 140/2018, a base de cálculo para a determinação do valor devido mensalmente pela ME ou pela EPP optante pelo Simples Nacional será a receita bruta total mensal auferida (Regime de Competência) ou recebida (Regime de Caixa), conforme opção feita pelo contribuinte. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18, caput e § 3º). 
Portanto para preenchermos o PGDAS para a geração do DAS temos que ter em mãos os documentos fiscais  emitidos pelo cliente/contribuinte. Jamais preencheria o PGDAS no "achismo", ou seja, "eu acho" que a receita dessa competência seria R$...,00.
Portanto por mais difícil que seja colocar na cabeça do cliente que ele tem que emitir o documento fiscal, ele tem que entender que sem essa emissão não temos elementos para gerarmos o imposto a recolher. Eu não faço o imposto como os outros colegas fazem conforme o seu relato.

Aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 11:24

Bom dia!

Tenho um cliente que se cadastrou como restaurante MEI em 02/04/2020 e agora quer mudar para sociedade ltda, porém ele mesmo fez a exclusão de MEI por faturamento no portal, portanto deixou de ser MEI no mesmo dia da abertura, 02/04/2020... Com o pequeno detalhe de que entre 01/04/2020 e 30/06/2020 vendeu R$ 61.056,23 com recebimento em máquina de cartão de crédito e débito sem emissão de nota fiscal, pois era MEI... Como faço os lançamentos para regularização no Simples Nacional sem esses documentos, uma vez que o SIMEI já não aceita a declaração de encerramento por conta do valor?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.