FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 6
acessos 1.163
declaração de imposto de renda
Patricia do Nascimento Fernandes
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 09:35
Bom dia,
Minha duvida é a seguinte:
Declarei um IRRF referente ao ano de 2008 de uma doação de uma casa. Esse ano eu tenho que declarar novamente ou não ha mais a necessidade???
Desculpe se eu postei por acaso minha duvida no lugar errado
Desde ja agradeço.
Patricia
Osmar Luis Cornachione
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 10:12
Patricia
Bom dia
Se foi voce que fez a docação e já foi declarada no ano anterior não precisa mais declarar.
Se voce recebeu em doação precisa continuar declarando o bem.
Abraço
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 10:52
Bom dia,
No caso a declaração foi de recebimento da doação da casa.
Agora a minha duvida é:
Todo ano eu devo colocar na declaração como doação do bem????
Não irá gerar nenhum conflito de informação na receita???
Desde ja agradeço,
Patricia
Osmar Luis Cornachione
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 12:37
Patricia
Não vai gerar nenhum conflito, pois vc vai repetir o bem conforme foi declarado no ano anterior e repetir os valores do ano anterior e no ano base sómente na Declaração de Bens.
Um imóvel residencial localizado à Rua Tal nº tal, na cidade de São Paulo/SP, havido por doação de minha mãe fulana de tal, portadora do CPF nº tal, conforme escritura de doação registrada no Cartório tal, em tal data.
É como se vc tivesse adquirido um imóvel, vc não tem que declarar todo ano?
Não vai haver acréscimo patrimonial nenhum sobre o imóvel, a não ser que vc faça alguma reforma e tenha os comprovantes, ai vc poderá no ano base alterar o valor do mesmo.
abraço
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 13:36
Boa Tarde,
E se a doação foi feita através do dinheiro, ou seja, a pessoa recebeu a doação em dinheiro e com esse dinheiro comprou a casa... nesse caso eu tbm tenho que declarar todo ano???
Desde ja agradeço,
Patricia
Osmar Luis Cornachione
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 13:52
Patricia
A doação em dinheiro vc vai declarar o recebimento da doação em rendimentos isentos e não tributáveis, sómente no ano em que receber a doação.
O imóvel que foi adquirido com este dinheiro vc tem que declarar todo ano na declaração de bens, até a sua venda, doação para outra pessoa ou quando vc vier a falecer.
O bem imóvel recebido em doação vc tem que declarar tambem todo ano.
Não confunda doação de bens com doação de dinheiro.
A doação de dinheiro é declarada uma única vez nos rendimentos isentos e não tributados e não na declaração de bens.
abraço
Osmar Luis Cornachione
há 15 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2010 | 13:53
Patricia
A doação em dinheiro vc vai declarar o recebimento da doação em rendimentos isentos e não tributáveis, sómente no ano em que receber a doação.
O imóvel que foi adquirido com este dinheiro vc tem que declarar todo ano na declaração de bens, até a sua venda, doação para outra pessoa ou quando vc vier a falecer.
O bem imóvel recebido em doação vc tem que declarar tambem todo ano, a não ser que esteja isenta da entrega da declaração de imposto de renda.
Não confunda doação de bens com doação de dinheiro.
A doação de dinheiro é declarada uma única vez nos rendimentos isentos e não tributados e não na declaração de bens.
abraço