x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 304

Contribuição Sindical não paga gera alguma divida tributária, já que deixou de ser obrigatória?

Kleisson da Hora

Kleisson da Hora

Prata DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 4 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2019 | 16:27

Pessoal, boa tarde!

Tenho uma empresa que se associou ao sindicato e pagou as contribuições, no entanto com o passar do tempo, devido a algumas dificuldades deixamos de pagar essa contribuição. Minha duvida é se essa inadimplência junto ao sindicato pode gerar algum problema de divida tributária, como divida ativa ou coisa parecida?

Fiquei sabendo que é desobrigado a pagar após a reforma trabalhista.

Grato!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2019 | 16:33

Kleisson da Hora, boa tarde.

O que foi desobrigado de seu recolhimento é a contribuição sindical por parte dos funcionários. Aquela que equivale a 1 dia de trabalho, normalmente realizada em março, lembra? Foi essa.

As contribuições patronais associativas não, essas devem ser observadas com base na sua obrigação, como no caso me parece certo sim do sindicato cobrar, tendo em vista que sua empresa se sindicalizou.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Kleisson da Hora

Kleisson da Hora

Prata DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 4 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2019 | 20:08

Obrigado Yuri Aquino, mas só uma pergunta, no nosso caso não temos funcionários ainda, será que mesmo assim irá dá algum problema? E minha dúvida é se pode acontecer de "sujar" o nome da empresa caso nós não paguemos?

Obrigado mais uma vez! 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.