Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 50.892

Caí na malha e preciso fazer retificação, posso excluir dependente?

ROSE

Rose

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Língua Portuguesa
há 4 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2019 | 20:13

Cometi um erro ao declarar meu IR, pois tentei fazer por conta própria e, por não saber de alguns detalhes importantes a serem acrescentados, caí na malha fina. Coloquei meu esposo como dependente e não sabia que tinha que informar os rendimentos dele, por  seus rendimentos serem abaixo do exigido para declaração obrigatória. Para fazer a retificação, hoje dia 23/10/2019, posso  excluir meu esposo como dependente? Pois eu tinha imposto a restituir, mas ao informar o valor da renda dele, me gerou imposto a pagar. Posso excluí-lo ou isso me gera problemas com a receita? Se eu excluir meu esposo dos meus dependentes tenho que fazer uma declaração separada para ele ou não é necessário, já que seu valor é baixo? Serei multada só porque caí na malha fina ou tenho um período para retificar sem sofrer multa? Obrigada.

ROSE

Rose

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Língua Portuguesa
há 4 anos Domingo | 27 outubro 2019 | 09:46

Bom dia, CLAUDINEI DE OLIVEIRA.

Consultei um contador e ele me disse que tem as fases da malha, se eu estiver na primeira fase, dá para excluir o dependente, mas eu não sei como identificar essas fases. Mas perdi o contato desse contador e preciso tirar essa dúvida. Lembrando que não recebi nenhuma notificação por escrito, nenhuma advertência via e-mail ou qualquer outro e os rendimentos do meu dependente é abaixo do exigido. Preciso a penas excluir meu dependente.  Que fases seriam essas fases? Obrigada.

CLAUDINEI DE OLIVEIRA

Claudinei de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2019 | 05:49

Bom dia
Você pode excluir o dependente sem problema.
A questão de incluir o dependente e o seus rendimentos é opcional.
Como é a Declaração de 2019 base 2018, provavelmente você estará na primeira faze.
É só retificar a Declaração, e em alguns dias você pode consultar para verificar se está tudo ok.

IGOR NEVES ARAUJO

Igor Neves Araujo

Iniciante DIVISÃO 2, Arquiteto(a)
há 4 anos Terça-Feira | 29 outubro 2019 | 08:47

Bom dia, preciso muito de um auxílio.
Minha esposa está exatamente com o mesmo problema que a Rose, porém ela recebeu pelos correios, esta semana, uma notificação da Receita.
Ela foi mal orientada durante a declaração e me colocou como dependente (porque me colocou no plano dental do trabalho dela) e não sabia que tinha que informar os meus rendimentos, porém meus rendimentos também são abaixo do exigido para declaração obrigatória. 
Ela fez uma simulação ontem e informou minha renda no programa da receita e então gerou um valor alto de imposto a pagar. Estamos super preocupados.
Portanto, gostaria de saber se, ela já tendo recebido essa notificação de inconsistência, ainda assim seria possível me retirar de dependente na declaração retificadora, já que me incluiu equivocadamente.

CLAUDINEI DE OLIVEIRA

Claudinei de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Terça-Feira | 29 outubro 2019 | 09:10

Bom dia
Volto a frisar
Eu no seu caso procuraria um contador, para não ter mais problemas.
Como eu não sei exatamente o teor na correspondência que você recebeu, é difícil dizer o que deve ser feito.
Contudo se é a declaração de 2019 referente 2018, provavelmente ainda dá tempo de retificar...
 

Edgar

Edgar

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2019 | 20:19

Igor,
Boa noite,

Sim.
Pode retificar a Declaração e te excluir como dependente, sem problema .
Se dúvidas, pode me contatar.

Att,

Edgar Aparecido Ferreira da Silva
Contador 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.