x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 196

RETENÇÃO INSS NA NF

LUCAS TIAGO GALAN DA SILVA

Lucas Tiago Galan da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Empreiteiro(a)
há 5 anos Domingo | 10 novembro 2019 | 15:12

boa tarde.
tenho uma empresa prestadora de serviço, sei que devo colocar 11% na nf que é o inss.
a pergunta é o seguinte, o valor de contrato é r$35.000,00, posso emitira 2 nf, 1 referente a folha de pagamento, recolhendo os 11% inss, e a outra não recolhendo os 11% do inss, pois são custo como vt vr cesta basica, são itens que nao incide no inss ?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 24 dezembro 2019 | 08:02

Sim, mas para cada nota uma atividade diferente.
A primeira aquela que a legislação prevê 11% de INSS e a segunda precisa ser uma que não contempla a retenção, mas veja bem, existe esta atividade em seu CNAE ?

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: fiscalize.contabilidade@gmail.com
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Marco Lucio Faria

Marco Lucio Faria

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 24 dezembro 2019 | 09:37

Você pode fazer a discriminação dessas despesas na mesma nota também e informar que a base de calculo do tributo é somente o sobre o valor da mão de obra, assim fazer a retenção somente desse valor.

LUCAS TIAGO GALAN DA SILVA

Lucas Tiago Galan da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Empreiteiro(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2019 | 09:18

Telma, tenho que CNAE de SERVICOS COMBINADOS PARA APOIO A EDIFICIOS, EXCETO CONDOMINIOS PREDIAIS.
Posso emitir 2 NF  com o mesmo CNAE ? Se não, qual CNAE que deveria ser ?
1 com valor de mão de obra ( somando o valor que está no holerite SALARIO CONTRIBUICAO INSS ) ( retendo os 11 % )

1 Restante do valor. ( não retendo os 11% )

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2019 | 13:05

Faça como o colega acima falou....
Use a base de INSS diferente do valor total da nota, ou seja, use apenas o CNAE principal e discrime no corpo da nota a base do INSS e o restante como despesas...

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: fiscalize.contabilidade@gmail.com
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: