x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 370

FATOR R MÉDICOS

SHEILA CRISTINA SOUZA DA SILVA

Sheila Cristina Souza da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 11 novembro 2019 | 22:06

Prezados,

É possível constituir um CNPJ (sociedade unipessoal LTDA) para um medico emitir uma nota fiscal mensal para um hospital, enquadrar no Simples Nacional e determinar um valor de pro-labore para que o fator r seja igual a 28% e assim ele se beneficie das alíquotas mais baixas? Por exemplo: valor da NF R$ 15.000,00 (mensal), pro-labore de R$ 4.200,00, sendo assim fator R = 28%, o restante do valor como distribuição de lucros.

Ou isso pode ser caracterizado como forma de bular, já que uma empresa assim não tem características de sociedade empresária pelo fato de não reuni fatores de produção?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 12 novembro 2019 | 08:17

Colega
Seu raciocínio esta perfeito, em termos de texto legal, estaria correto. Entretanto como você muito bem colocou, a interpretação da legislação por parte do agente fiscalizador, pode ser o de Burla  a dita legislação, por isso aconselho a ter em mãos, uma consulta formal a autoridade fiscal. Mas em principio entendo exatamente como voce, porem o espirito da coisa pode ser outro nao e.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.