x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 857

IPI Simples Nacional - Revenda importados (fornecedor nacional)

Mateus

Mateus

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 4 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2019 | 20:35

Boa noite, prezados colegas

Sou sócio-proprietário de uma ME, estou estudando a viabilidade de entrar no comércio varejista de importados (eletrônicos) e me surgiu uma dúvida.

Primeiramente, sou bastante leigo no assunto "tributação". Busco me aperfeiçoar, fiz várias pesquisas mas ainda não encontrei uma resposta satisfatória para essa pergunta. 

Informações da empresa:
- Optante pelo simples
- Comercializacao de produtos importados (eletronico = celulares)
- Compra os produtos de uma distribuidora brasileira, a qual faz a importação

Essa empresa deve pagar o IPI? Ou o unico imposto pago por essa ME é o simples? 

Alguém sabe mais informacoes da decisão do STF sobre a bitributação do IPI? Não encontrei mais noticias, com alguma conclusao.

*** dúvida de iniciante: o termo "recolher imposto" quer dizer "pagar" imposto, correto?

Minha empresa tem 5 meses, porém nunca "paguei" imposto pois nunca faturei nada. Eu pago uma pequena mensalidade para o contador apenas fechar o balanço mensal e eu nao pagar multa.


Desde já, agradeço.

Mateus

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2019 | 15:53

Boa tarde Mateus. Como vai?


Essa empresa deve pagar o IPI? Ou o único imposto pago por essa ME é o simples? 

R - Como você será um revendedor de produtos importados adquiridos no mercado interno não recolhera o IPI sobre as vendas. Recolheria se fizesse a importação direta e a um percentual de 0,5% por ser optante do simples nacional.

Alguém sabe mais informações da decisão do STF sobre a bitributação do IPI? Não encontrei mais noticias, com alguma conclusão.

R - Não há um decisão definitiva no STF sobre essa discussão. A votação foi suspensa e data definida para retorno. 

*** dúvida de iniciante: o termo "recolher imposto" quer dizer "pagar" imposto, correto?

R - "recolher imposto" é a obrigação de se pagar o imposto quando o contribuinte possuir receitas tributáveis em determinado período.

Mateus

Mateus

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 4 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2019 | 15:05

Estou bem, obrigado por perguntar!

Primeiramente, me desculpe pela demora (por algum motivo não fui notificado da sua resposta)

Você sanou todas minhas dúvidas, muito obrigado!

Abraço,
Mateus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.