x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.109

IPI Simples Nacional - Revenda importados (fornecedor nacional)

Mateus

Mateus

Iniciante DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 6 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2019 | 20:35

Boa noite, prezados colegas

Sou sócio-proprietário de uma ME, estou estudando a viabilidade de entrar no comércio varejista de importados (eletrônicos) e me surgiu uma dúvida.

Primeiramente, sou bastante leigo no assunto "tributação". Busco me aperfeiçoar, fiz várias pesquisas mas ainda não encontrei uma resposta satisfatória para essa pergunta. 

Informações da empresa:
- Optante pelo simples
- Comercializacao de produtos importados (eletronico = celulares)
- Compra os produtos de uma distribuidora brasileira, a qual faz a importação

Essa empresa deve pagar o IPI? Ou o unico imposto pago por essa ME é o simples? 

Alguém sabe mais informacoes da decisão do STF sobre a bitributação do IPI? Não encontrei mais noticias, com alguma conclusao.

*** dúvida de iniciante: o termo "recolher imposto" quer dizer "pagar" imposto, correto?

Minha empresa tem 5 meses, porém nunca "paguei" imposto pois nunca faturei nada. Eu pago uma pequena mensalidade para o contador apenas fechar o balanço mensal e eu nao pagar multa.

Desde já, agradeço.

Mateus

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2019 | 15:53

Boa tarde Mateus. Como vai?

Essa empresa deve pagar o IPI? Ou o único imposto pago por essa ME é o simples? 

R - Como você será um revendedor de produtos importados adquiridos no mercado interno não recolhera o IPI sobre as vendas. Recolheria se fizesse a importação direta e a um percentual de 0,5% por ser optante do simples nacional.

Alguém sabe mais informações da decisão do STF sobre a bitributação do IPI? Não encontrei mais noticias, com alguma conclusão.

R - Não há um decisão definitiva no STF sobre essa discussão. A votação foi suspensa e data definida para retorno. 

*** dúvida de iniciante: o termo "recolher imposto" quer dizer "pagar" imposto, correto?

R - "recolher imposto" é a obrigação de se pagar o imposto quando o contribuinte possuir receitas tributáveis em determinado período.

Mateus

Mateus

Iniciante DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 6 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2019 | 15:05

Estou bem, obrigado por perguntar!

Primeiramente, me desculpe pela demora (por algum motivo não fui notificado da sua resposta)

Você sanou todas minhas dúvidas, muito obrigado!

Abraço,
Mateus

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies