x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 78

Dúvida IR MEI

Weberson Kaleb

Weberson Kaleb

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2019 | 14:59

Boa tarde!

Tenho um amigo que terminará o ano com o faturamento no MEI de 75.000,00, ele presta serviços e emite notas fiscais normalmente.

Gostaria de saber se ele irá pagar imposto de renda ano q vem, esta é a unica fonte de renda dele.

Vi que para o MEI, sem escrita, a presunção do lucro é de 32%, ou seja, o lucro dele seria 24.000,00, o q estaria abaixo do limite para imposto de renda, mas a receita bruta dele continua sendo 75.000,00...

Alguém pode me explicar se terá a necessidade de fazer a declaração? e se ele terá que pagar IR sobre isso?

Obrigado!

"Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir."
- Albert Einstein
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2019 | 09:27

Faltou um dado importante para eu responder com precisão sua dúvida, que é o valor da despesa.
É preciso comprovar as despesas no ano em nome do CNPJ OK ? Vamos supor que seja 10 mil, siga o exemplo :
Receita 75 mil
Despesas 10 mil
Lucro: 75 - 10 = 65
Parcela isenta: 75 x 32% = 24 mil
Parcela tributável: 65-24  = 41
Precisa declarar pois está acima do teto.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.