x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 165

Lucro Real x Presumido

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 4 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2019 | 14:12

Ola  amigos, gostaria de trocar uma idéias quanto a tomadas de decisão mediante estratégia. Faço a contabilidade de uma industria de móveis no Lucro real, ( balancete suspensão e redução )  com faturamento médio de 25 milhões/ano. O fechamento do mês de outubro indicou um lucro liquido no período de aproximadamente 12,5%.
O problema é que quando faço simulação com os mesmos valores ( receitas/custos e despesas ) utilizando o método de Lucro presumido, o resultado apurado é bem maior do que o que estamos alcançando com o  lucro real. 
Nas minhas simulação, mesmo perdendo o credito de 9,25% sobre as entradas consequentemente  aumentando o CMV, pois essa perda acaba sendo amplamente compensada com o IRPJ e a CSLL , visto que nesse índice de lucro, ( +ou - 12,5%)  a presunção é bem mais atrativa e compensatória.
Enfim alguém tem alguma situação onde o lucro liquido  fica bem maior que o índice de presunção, e ainda mesmo assim torna-se viável o Lucro real??? H a possibilidade que eu esteja equivocado???? pois os empresários não querem arriscar outro regime....
O que poderia dar errado em uma mudança dessas ????  alguém consegue me ajudar  com alguma experiencia ja vivida, ou conhecimento técnico e pratica nisso ???

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2019 | 14:21

Penso eu que o Lucro Real compensa quando os créditos tomados de PIS e COFINS diminui a carga tributária destes mesmos impostos no fechamento mensal, veja bem, PIS e COFINS.
Em relação ao IRPJ e CSLL no lucro Real vc precisa estudara DRE e verificar as despesas....
Ponto de partida: excel, fórmulas de PIS e COFINS para Presumido e Real, comparativo entre elas...

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 4 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2019 | 15:11

Então Telma....o problema é bem esse mesmo  kkk. Pois nesse caso se aplicar o sistema presumido no PIS/COFINS, ( 3,0% e 0,65%) fica mais caro do que no lucro real com as apropriações dos créditos. Só que em  contrapartida os valor pagos  de IRPJ + adic.  + CSLL no Lucro Real  ( 15%,10%  e  9% ) fica muito mais caro, ultrapassando  e muito as vantagens obtidas com os créditos das entrada, para  o PIS/COFINS...  entendeu ???..dai fica a duvida......
Isso porque no ano de 2018, a  empresa obteve um índice de lucro bem inferior, em torno de 6%, daí sim compensou o lucro real, mas em 2019 os números mostram um lucro bem maior em Índice, comprometendo então a opção correta pelo regime...
Outra duvida minha também é:  Se eu migrar para o Presumido em 2020, e as coisas não andarem tão bem como 2019, posso retornar normalmente ao ao lucro real em 2.021 ????ou existe alguma regra ou impedimento???

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2019 | 15:15

Quanto a opção é anual...vc poderá migrar sim....
PIS/COFINS, ( 3,0% e 0,65%) fica mais caro do que no lucro real  Sim, pois os créditos são bem menores
Vc tem vantagens e desvantagens, vai ter que escolher....
Particularmente, sou a favor do Lucro Real. ..

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 4 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2019 | 17:20

SIM... MAS especificamente nesse caso, com um lucro liquido de 12,5% após IR, o custo com imposto de renda, o IR + O ADICIONAL,  consome tudo quanto existe de ventagens nos créditos, portanto não havendo possibilidade de aumentar as despesas, para reduzir o lucro,  por questão de viabilidade econômica,  creio que teremos que migrar para o  presumido.......da mais de 200 mil de diferença......
Valeu Telma... muito obrigado......
Rubens 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.