x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 10.860

Carta de Isenção de IPI (urgente)

Higor Rodrigues Silva

Higor Rodrigues Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Geral
há 6 anos Quinta-Feira | 2 janeiro 2020 | 16:22

Olá,

Minha empresa faz muitas compras de embalagens para envase de diversos produtos apícolas (mel, própolis, e etc) e nos foi solicitado envio de uma ´carta de isenção de IPI´. Pelo o  que eu li, e conforme nos foi passado pelas fábricas de embalagem minha empresa se enquadra na isenção. Entretanto nenhum contador da minha cidade sabe/ou consegue fazer essa declaração.A fabricante das embalagens me enviou um modelo, e me pareceu ser uma declaração muito  simples, com firma reconhecida e que explicite em qual categoria minha empresa se enquadra dentro da lei que prevê a isenção. Mas meu contador acha que deve ser necessário algum cadastro prévio na Receita Federal antes de se fazer essa declaração.
Minha dúvida em essência é como obter essa isenção, e se é necessário algo além da declaração.
Minha cidade possui poucas indústrias e ninguém sabe nos informar direito, estamos pagando o imposto mesmo com direito a isenção pois não temos a declaração. Minha tentativa no fórum é tentar fazer sozinho essa declaração pois cansei de esperar resposta dos contadores com quem entrei em contato.
Qualquer informação ajuda,

Obrigado.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies