x
2020-01-08T12:47:58-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 34

Dúvidas - Pró-labore x INSS + Cota patronal

há 6 semanas Quarta-Feira | 8 janeiro 2020 | 12:47

Boa tarde pessoal,

Gostaria de ouvir a opinião dos especialistas sobre a minha situação.

Sou sócio de uma empresa de engenharia (serviços) junto com outros 7 profissionais. Não possuímos funcionários, todo trabalho é realizado por nós mesmos. Sendo assim, todos possuem pró-labore e distribuição dos lucros.

No início da empresa, todos optaram por receber um pró-labore baseado no salário mínimo, ficando o desconto de 11% para cada um e a cota patronal de 20% para a empresa. Por uma questão de manter a igualdade de todos, ficou acertado que caso alguém queira um pró-labore maior, para fins de previdência social, deverá arcar com a diferença da cota patronal.

Minha dúvida é a seguinte... Estou querendo alterar meu pró-labore para o teto para melhorar a questão da aposentadoria, porém fica inviável arcar com os custos dos 20% da cota patronal. Existe alguma alternativa para complementar essa contribuição que fique mais vantajosa? Por exemplo, eu poderia contribuir como autônomo? Ou ainda a melhor opção seria partir para uma previdência privada?

Segue meus parabéns a todos os profissionais que participam deste fórum e ajudam a elucidar as dúvidas do pessoal.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.