x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 410

FATOR R SIMPLES NACIONAL

TAMIRES

Tamires

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2020 | 13:52

Boa tarde!
Temos um cliente clínica médica, enquadrado no simples nacional. O controle do fator R tem sido feito em planilha de Excel, e como tem dado valor superior a 28%, ao preencher no PGDAS tem sido marcado a opção 'Não sujeito ao fator r e tributado pelo anexo III'. Está correto dessa forma? 

Matheus Alves Borges

Matheus Alves Borges

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 4 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2020 | 14:13

Prezada Tamires, Boa Tarde!
Sendo serviço sujeito ao fator R o preenchimento correto no PGdas é " Prestação de serviço[...] Sujeito ao fator R".
Com o preenchimento dos dados da folha o próprio programa faz o cálculo, sendo superior à 28%, utiliza as alíquotas do anexo III.
Como no seu caso é superior a 28% o valor recolhido está correto, mas a declaração errada.
Sugiro a retificação das informações no PGdas.

Atenciosamente,
Matheus Borges

TAMIRES

Tamires

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2020 | 14:34

Sim, das outras empresas tenho feito dessa forma. Só que essa vi que estava sendo feito diferente e fiquei na dúvida. Então teria que retificar desde quando iniciou o fator R? Porque se eu começar a preencher correto agora vai me pedir pra acertar os 12 meses anteriores, e assim sucessivamente...
Acredito que valor a pagar não vai dar, pq a folha é bem alta, mas multa será que pode ter?

Marcelo Rodrigues

Marcelo Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 21 julho 2021 | 08:05

Bom dia Tamires,

Estou com um caso parecido com o seu, onde as operações das empresas foram tributadas pelo Simples Nacional Anexo III, mas sem referenciar o Fator R, e agora precisarei retificar os dados declarados inicialmente e que já tiveram as Guias pagas, para que tenha a classificação devida.

Você teve algum resultado inesperado ao executar este procedimento de retificação?

Desde já agradeço sua atenção.

Att.
Marcelo Rodrigues

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.