x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 8.169

Solicitação de Opção pelo Simples Nacional com impedimento

FELIPE JUNIOR DUTRA

Felipe Junior Dutra

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 4 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2020 | 17:42

Olá amigos,

Tenho uma empresa que ficou fora de operação por algum tempo. Em set/2018 reativamos. Agora em janeiro eu fiz a solicitação para migrar para o simples nacional. Porém o sistema não liberou de forma automática e gerou a seguinte mensagem: (em negrito)

A pessoa jurídica acima identificada incorre na(s) seguinte(s) situação(ões) que impede(m) a opção pelo Simples Nacional:
Pendências com as Administrações Tributárias dos Estados, Distrito Federal e Municípios
Estabelecimento: 09.526.522/0001-04


Pendência cadastral e/ou fiscal com o estado/DF: PR

Como resolver as pendências com as Administrações Tributárias dos Estados, Distrito Federal e Municípios:
Dirija-se à Administração Tributária do Estado, do Distrito Federal ou do Município onde for(am) verificada(s) a(s) pendência(s) acima relacionada(s).

Eu fui até a Secretaria de fazenda do PR, e fizeram uma consulta e a empresa não tem pendências. 

Tirei uma certidão negativa no estado e na receita federal, e não aparece pendência alguma.

Poderiam me ajudar em como proceder? Quais passos devo fazer para regularizar a situação e ser aceito no simples nacional?

agradeço antecipadamente,
Felipe

SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2020 | 17:48

Felipe Junior Dutra, boa tarde, pode ser que existe pendencia no CPF do sócio da empresa, aqui no MS eles vinculam. caso esteja tudo certo, você pode entrar com processo administrativo na receita federal.

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
carlos adriel da silva souza

Carlos Adriel da Silva Souza

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2020 | 17:54

Boa tarde

Caro colega Felipe, a secretaria que você informou ter ido, foi em qual âmbito estadual ou municipal? Pode ter ocorrido um fato semelhante que aconteceu comigo. O cliente possuía taxas municipais em aberto. Grande maioria dos municípios estão sincronizando as informações e foi o meu caso, pendencia municipal.

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 junho 2020 | 10:47

Olá, bom dia, fiz a solicitação também e consta a pendencia no município, depois de regularizado automaticamente a opção pelo simples se torna deferida?

Leia R.P.Harmon
Joseany

Joseany

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2021 | 11:48

Olá, solicitei o enquadramento de uma empresa no Simples, porém apareceu a seguinte pendencia:

  Pendências com as Administrações Tributárias dos Estados, Distrito Federal e Municípios
Dirija-se à Administração Tributária do Estado, do Distrito Federal ou do Município onde for(am) verificada(s) a(s) pendência(s) acima relacionada(s).

Analisando o site da prefeitura, encontrei débitos de Alvará (mas no caso são ref. a 2021 e nem estavam vencidas)

Pode ter isso essa a pendencia, ou existe outra coisa que impacta relacionada a prefeitura??

PAULA

Paula

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2021 | 09:40

Bom dia,

Cliente lucro presumido com dividas que gostaria de optar ao simples nacional.
As dividas foram pagas e algumas parceladas, foi feita a solicitação ao simples porém só sairá o deferimento em 25/02/2021.

1- Como proceder com o SPED ICMS/IPI que o prazo vai até dia 15/02? Declaro ou não?
2- Como proceder com a folha de pagamento de janeiro/2021, informei como não optante, devo fazer uma retificadora?
3- Sobre a DCTF trimestral como informo?  nunca fiz de mudança de regime.

Se puderem me ajudar fico imensamente grata!!

GLADSON XAVIER TEIXEIRA

Gladson Xavier Teixeira

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2022 | 16:33

Boa tarde colegas,

Uma empresa foi desenquadrada do simples com efeito a partir de 01/01/2022 por débito inscritos e não inscritos na dívida ativa da união. Eu consulto no estado e dá o seguinte impeditivo: "CNPJ não autorizado - Impossível calcular a Receita Bruta do estabelecimento (ausência de GIA ou PGDAS-D) . Durante o processo de opção, essa vedação é provisória e poderá ser alterada quando todas as declarações do ano referência forem entregues." No ano de 2021 foram entregues todos os PGDAS e ela estava enquadrada no simples. Mesmo assim vou precisar entregar as GIAS do ano de 2021? Pode me ajudar por favor?

Antonio Galera Loureiro

Antonio Galera Loureiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2022 | 17:36

Boa tarde amigos.

Com esta situação que a empresa pode pagar os débitos até o dia 31/03, como fica este periodo de janeiro a março, entrega gia, paga pis, cofins, pq solicitei o enquandramento no simples nacional e na consulta consta como não optante do simples nacional. Como fazer depois de março que a empresa pagar os debitos e retroagir o enquadramento no simples nacional?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.