x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 8.633

Imposto IPI na GIA

Maike Azevedo Farias

Maike Azevedo Farias

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 11:29

Bom dia Prezados, 

Estou com uma nota que tem IPI embutido, essa NF está subindo na GIA o valor contábil e o valor da BC icms igual (por ser IPI embutido) e o valor do IPI em OutrosImp. Na hora  de consistir a GIA aponta erro "O Valor Contábil não é igual a soma dos valores de Base de Cálculo, Isentas e Não Tributadas, Outras, Imposto Retido por Substituição Tributária e Outros Impostos." 

Não consigo resolver, me ajudem please?

Gilnei Aparecido Corrêa

Gilnei Aparecido Corrêa

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 16:22

Maike, boa tarde!

Também já passei pela mesma situação e tenho duas alternativas que não sei precisar qual a mais correta.

01 - Coloca o valor do IPI em Outros Impostos e ao consistir a GIA dá um duplo clique sobre o erro para que ela aceite.
Ex. Valor da nota 200,00 sendo 180,00 BC ICMS e 20,00 (IPI) Outros Impostos = Erro ao Consistir 

02 - Coloca o valor do IPI no campo Outros e assim ao consistir a GIA não apresentará erro.
Ex. Valor da nota 200,00 sendo 180,00 BC ICMS e 20,00 (IPI) Outros = Gia Consistida com Sucesso 

Mais fica aqui também a minha dúvida pois também não encontrei uma base ou instrução para isso. 

No meu caso aqui GIA SP - Eu geralmente opto pela opção 01 - Outros Impostos

Grato Gil.

Grato Gil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.