x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 233

Debito Simples Nacional Empresa Lucro Presumido

PAULO ROBERTO DEMARCHI PAES

Paulo Roberto Demarchi Paes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 4 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 18:01

Boa tarde,

Foi feito o desenquadramento da empresa no Simples Nacional com data retroativa, porém por um engano, antes de fazer o pedido de desenquadramento, foi feita a apuração do simples nacional.
Com essa apuração feita o debito do imposto foi gerado, porém como a empresa foi desenquadrada não é possivel mais retificar a declaração do simples nacional para zerar esse debito.

Na competencia em questão foram recolhidos todos os impostos federais e municipal (irpj/csll/pis/cofins/iss), com aliquotas do Lucro Presumido, gostaria de saber se alguem poderia me orientar de como baixar essa pendencia do Simples Nacional, para que o debito se encerre.

William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 09:03

Paulo Roberto Demarchi Paes bom dia.

    Qual mensagem aparece quando tenta retificar essa apuração do simples, tive empresas que fiz a exclusão e consegui retificar alguns meses e solicitei ressarcimento sem problemas. 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 09:16

Acredito que pessoalmente na Receita eles consigam zerar este imposto, desde que vc esteja precavido de todos os documentos comprobatórios do equívoco e que via sistema não consiga de jeito nenhum.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
PAULO ROBERTO DEMARCHI PAES

Paulo Roberto Demarchi Paes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 4 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2020 | 10:16

Bom dia,

William,
Ao tentar retificar a declaração o sistema informa que naquele periodo a empresa não é optante pelo simples nacional, e me pergunta se tenho algum processo administrativo formalizado em algum orgão solicitando a inclusão no simples.
Eu tenho um pedido de exclusão do debito até tento incluir esse processo, porém aparece a mensagem de que o processo não foi encontrado no COMPROT.
Desconheço esse COMPROT, mas irei ver se consigo fazer o cadastro nesse sistema.

Telma,
Quando apareceu essa pendencia eu fiz exatamente isso, fui até a agencia da receita, me informaram que eu teria que abrir um e-processo no e-cac,   fiz isso no dia 23/09, e a ultima movimentação dele foi em 03/10, retornei a agencia, fui informado que com a mudança do organograma da receita federal ainda não foi definido quem irá analisar esses processos, e que por isso meu processo estava parado.  Reclamei e disse que isso era absurdo que alguem teria que verificar, já que a empresa esta sendo prejudicada por não conseguir emitir a certidão e ela depende deste documento para poder trabalhar. Mas a resposta foi que não podem fazer nada sobre o assunto. Acredito que terei que partir para um pedido judicial, pois não consigo ser atendido pelo funcionarios da receita.

Vocês tem alguma idéia do que eu poderia fazer ? Qual caminho seguir.

Desde já agradeço



William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2020 | 11:20

Paulo Roberto Demarchi Paes bom dia. 

  Entendi, seria melhor então agendar para ir direto numa agência da receita para ver como proceder. 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2020 | 13:41

Amigo, eu já tive essa saga na Receita e te garanto, é tudo via sistema, se tudo mas tudo mesmo estiver certo da sua parte, é no máximo 5 dias pra resolver, o problema é que não são claros em nos falar o que está errado!
Te aconselho a revisar tudo e até pagar algum imposto pendente que sai no Relatório fiscal no E-cac.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.