Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 47

parcelamento do mei

milca

Milca

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 17:23

Boa tarde, prezados a única forma de parcelar os débitos do mei é através do portal do simples , ao entrar com código de acesso ele faz uma simulação de parcelamento com valores e números de parcelas , porém se o empreendedor achar muitas parcelas , não tem como ir até a receita e solicitar ao fiscal que faça o parcelamento porém em outras condições ? Ou qual dica vocês dariam para resolver da melhor forma possível ? Grata. 

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2020 | 17:10

Milca, boa tarde.

Infelizmente sim, essa é a unica forma. O parcelamento atual do Simples Nacional convencional, sendo MEI ou não, é considerado um parcelamento "inteligente", que se auto consolida mesmo que você, por exemplo, pague uma guia que foi inicialmente inclusa no parcelamento.

Por isso ele possui estas característica de impossibilitar a mudança da consolidação inicial.

Uma dica que eu dou para os meus clientes é de ir pagando as guias de acordo com suas reservas. Por exemplo, cada guia do DAS-MEI é uns R$ 50,00. Dai então o cliente arranja uns R$ 300,00. Vou lá e imprimo umas 4 ou 5 guias para ele (porque terão juros) e passo para ele pagar. Pronto, menos 4 ou 5 competências em aberto.

Porém, essa atitude só pode ser tomada caso o cliente não preciso de uma regularização imediata, como, por exemplo, para liberação de CND, tendo em vista que ela não possui prazo certo para acabar.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.