x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 215

Parcelamento Simples Nacional

erico santos

Erico Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 19:08

prezados
agora em janeiro de 2020, solicitei um parcelamento da divida do simples, porem não foi pago a primeira parcela, e no status está assim, Aguardando pagamento da 1 parcela" a primeira parcela venceu dia 06/01/2020, e como dito,não foi paga. gostaria de saber se posso fazer a desistência deste parcelamento e efetuar uma nova solicitação de parcelamento? essa desistência conta como um parcelamento? e assim não poderei parcelar novamente? mesmo a primeira parcela não sendo paga? meu medo eh de desistir deste parcelamento que não foi pago a 1 parcela e não poder parcelar novamente e contar como 1 parcelamento do ano.. qual a orientação? posso desistir e parcelar? ou esperar o status mudar? e quanto tempo demora esse status para abrir novamente a possibilidade de parcelamento ainda em janeiro de 2020?

Elane dos A. Martins

Elane dos A. Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 19:55

Erico, boa noite.
Como não foi VALIDADO o parcelamento mediante pagamento da 1ª parcela, poderá desistir e solicitar outro sem problemas.
Sua situação está descrita no item 4.14 do manual de perguntas do simples nacional

3. Empresa solicitou pedido de parcelamento de débitos do simples na RFB em 07/2015, mas não efetuou o pagamento da primeira parcela (pedido não validado). Poderá solicitar novo pedido de parcelamento em 2015. Se o pedido ainda estiver na situação “aguardando pagamento da primeira parcela”, será necessário efetuar a desistência desse pedido antes de solicitar o novo

"A persistência é o caminho do êxito". (Charles S. Chaplin) 
       Contadora/ Esp. em Auditoria e Controladoria
erico santos

Erico Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2020 | 22:12

muito obrigado ELANE A. MARTINS, realmente esta descrito , porem, estamos no Brasil, e fica complicado acreditar até mesmo na legislação, pois caso nao consiga mais parcelar, pderia a chance de estar no simples nacional em 2020.
desde já, muito obrigado !!!!!
Jaime Mattos , estarei esperando mais um pouco, para ver se muda o status automaticamente, vou aguardar até o limite, em se tratando de Brasil, nunca se sabe, se nao houver jeito, farei o procedmento que a ELANE A. MARTINS informou e está no regulamento, postarei a resposta aqui, abs

Jaime Mattos

Jaime Mattos

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2020 | 21:30

Estou exatamente com esse mesmo receio. Érico. Peço a gentileza de postar qualquer alteração no status do seu pedido de parcelamento que farei o mesmo.

Obrigado!

Atenciosamente.
Jaime Mattos
erico santos

Erico Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 15:54

Jaime Mattos EM ATENÇÃO A sua dúvida, fiz o pedido  de parcelamento dia 02/01, a 1 parcela venceu dia 06/01, o cliente nao pagou, ai por consequencnia pedi apoio ao ao forum e a sr  Elane A. Martins me respondeu, Porém tentei hoje a desistencia, contudo, estava no status nao validado por falta de pgto da primeira parcela. Cheguei a conclusao que em 10 dias após o vcto da 1 parcela, o sistema atualiza, caso vc  Jaime Mattos queria esperar e ver se com vc atualizará, acho mais seguro, porém, outros colegas confirmarem a mesma informação da Sra  Elane A. Martins, que pode desisti e fazer uma nova solicitação,
abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.