Marcelo
Iniciante DIVISÃO 3 , TécnicoBom dia. Sou novo aqui no Fórum então não sei se já existe um tópico em relação a isso mas vou perguntar.
Fiz a declaração de um colega meu agora em 2019. Ele teve saldo a pagar de R$1740,00 e fez esse pagamento em quota única. O problema é o seguinte: ele caiu na malha fina devido a uma previdência que resgatou e nisso o imposto subiu para R$9000,00.
Pagar essa diferença de uma vez é puxado, li tanto no site da Receita como em alguns sites que se deve manter o mesmo número de quotas da original. No site da Receita, dentro do Portal E-CAC é possível alterar o número de quotas.
Qual seria o procedimento mais correto? Eu enviar a retificação em uma quota e após isso acessar o E-CAC e alterar para a quantidade de quotas desejadas? Ou posso arriscar mandar a retificadora em mais quotas e após isso calcular as DARFs subtraindo a diferença paga? Ah lá no ECAC é possível alterar a quota liquidada.. ele até aceita mudar (simular) a quantia de quotas.. mas não sei se conclui a operação.. pode dar um erro tipo: "não é possível alterar quota liquidada".
Tem um outro detalhe: as quotas tem limite de multa e juros.. elas "travam" num valor por isso minha ideia de mudar a quantia de quotas. Se ele por exemplo for pegar um dinheiro emprestado pra pagar essa diferença ele vai pagar juros...
Enfim, peço desculpas por me estender demais e fico no aguardo do retorno.
Obrigado.