Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 931

Prestador de serviço pelo CPF

Viviani

Viviani

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2020 | 10:50

Bom dia,

estou querendo fazer cadastro na Prefeitura no meu CPF para prestação de serviço.
Vou emitir nota tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica.

Minha dúvida;

vou ter que reter na nota  algum imposto federal? e o INSS?

Grata

Viviani

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Sábado | 25 janeiro 2020 | 08:00

1. Se você presta serviços com frequência, na condição de pessoa física é considerada como autônoma.
2. E pagar os tributos como autônoma é muito oneroso para você e para o seu empregador pessoa jurídica.
3. Algumas empresas nem pegam autônomos. 
4.  5. Veja neste link os tributos.
6. É melhor abrir uma empresa, se for MEI, melhor ainda, assim terá um custo menor.

APARECIDA MOTA
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 27 janeiro 2020 | 08:11

vou ter que reter na nota  algum imposto federal? e o INSS?
Para uma pessoa jurídica, ela mesma calculará os impostos dentro da tabela do INSS e IRRF e lhe pagará o líquido.
Para uma pessoa física, os rendimentos que caem na sua conta corrente será considerada na momento de declarar o imposto de renda no fim do ano....e o INSS é por sua conta, pois o interesse de contribuir para se aposentar é seu.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Domingo | 16 fevereiro 2020 | 08:51

Em geral as empresas não costumam contratar pessoa física para executar serviços, pois os encargos são os maiores.
Só contratam pessoa física para um serviço eventual, pontual.
Quando se precisa de serviços periódicos, o ideal é contratar pessoa jurídica, pode ser MEI, por exemplo.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.