x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 258

acessos 38.322

DACON - Entrega Mensal Obrigatoria

Adilson Moreira da Silva

Adilson Moreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 abril 2010 | 17:21

Muito obrigado Luiz... se vc poder mim ajudar quanto as entidades religiosas, vou lhe agradecer....e com relaçao aos fatos ocorridos em abril 2010.. é só apartir desse periodo... e janeiro a março?? se vc poder mim esclarecer agradeço desde já..

Grande Abraço!!

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 1 abril 2010 | 17:43

Boa NoiteLuiz

Leia a resposta dada a mim logo acima que valores inferiores de recolhimentos abaixo de 10.000,00 estão dispensados as imunes e isentas da entrega do Dacon.

abçs.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Adilson Moreira da Silva

Adilson Moreira da Silva

há 15 anos Segunda-Feira | 5 abril 2010 | 16:03

Boa tarde!!

Ainda estou com duvidas referente a entrega da Dacon e Dctf!!
Vejam bem:

faço a contabilidade de uma diocese, (instituição religiosa) e é imune do imposto sobre a renda. o pis sobre folha gira em torno de R$ 350,00 a R$ 400,00 reais mensais, a folha de pagamento da diocese é de mais ou menos $31.000,00 ao mês. Pergunta-se:

sou obrigado a apresentar a Dacon e a Dctf mensal ?

Preciso do certificado digital para as apresentaçoes das declaraçoes ?

agradeço pelas orientaçoes!!

um grande abraço!!!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 5 abril 2010 | 19:15

Boa tarde Adilson Moreira da Silva,

Como já dissemos aqui no Fórum Contábeis:

Em relação à DCTF:
Estará obrigado à entrega da DCTF, de acordo com a Instrução Normativa RFB nº 974, de 27 de novembro de 2009, "Art. 2° As pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as equiparadas, as imunes e as isentas (...)" e, "Art. 3º Estão dispensadas de apresentação da DCTF: (...) V - as pessoas jurídicas que não tenham débito a declarar".

Sua entidade tem débitos a declarar de Pis s/ Folha de Pagamento e, portanto, deve sim efetuar a entrega da DCTF Mensal.

Em relação à Dacon:
A Instrução Normativa RFB nº 1.015, de 5 de março de 2010 estabelece que "Art. 2º As pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as equiparadas e as que apuram a Contribuição para o PIS/Pasep com base na folha de salários, deverão apresentar o Dacon mensalmente de forma centralizada pelo estabelecimento matriz" e, "Art. 3º Estão dispensados de apresentação do Dacon: (...) II - as pessoas jurídicas imunes e isentas do IRPJ, cuja soma dos valores mensais da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins apuradas seja igual ou inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais)".

Como eu disse anteriormente, sua entidade tem débitos a declarar de Pis s/ Folha de Pagamento mas, os valores são inferiores a R$ 10.000,00 (dez mil reais). Portanto, ela está dispensada da entrega da Dacon Mensal.

Sobre o Certificado Digital:
É necessário a assinatura digital da declaração mediante utilização de certificado digital válido para os fatos geradores ocorridos a partir de abril/2010.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 5 abril 2010 | 19:18

Boa noite Washington Luiz Ramos Cruz!

Em relação à sua dúvida, de acordo com as bases legais que eu informei ao amigo Adilson Moreira da Silva, sua empresa deverá entregar a DCTF e Dacon a partir do mês de fevereiro de 2010, caso não esteja enquadrada nos itens de dispensa, como por exemplo, ser a empresa optante pelo Simples Nacional.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Adilson Moreira da Silva

Adilson Moreira da Silva

há 15 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 08:35

Bom dia Wilson Fernando!

Muito obrigado pelos esclarecimentos, vc mim ajudou muito...gostaria apenas de abusar um pouco mais dos seus conhecimentos contábeis, veja bem:

Os anos anteriores foram apresentada DACON SEMESTRAL visto que pelos seus esclarecimentos, agente sempre foi dispensado da entrega. Hoje eu posso deichar de entregar a dacon mesmo sabendo que nos anteriores ela foi declarada! mas agora se trata dos fatos ocorridos neste ano de 2010.

Muito obrigado grande abraço...

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 09:00

Adilson Moreira da Silva,

Não custa lembrar que as regras atuais para a Dacon são diferentes das anteriores.

Mas, estando a entidade dispensada da entrega da Dacon, ela pode deixar de entregar a declaração sem nenhum problema, mesmo que tenha entregue nos anos anteriores.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Filipe Mendes Justo

Filipe Mendes Justo

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 16:09

Estou com um sério problema, ao transmitir a DACON 1° semestre de 2009 marquei como "mensal" e não consigo retificar para semestral, sendo que nem a do 2° semestre consigo transmiti-la, o que fazer?

Elton Neimann

Elton Neimann

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 17:27

Para quem entregou a DACON de Janeiro/2010 como semestral, já pode transmitir a DACON de Fevereiro/2010 como mensal.

"Dacon Mensal entregue como Semestral 2010

O Dacon Semestral foi extinto em 2010, mas alguns contribuintes transmitiram indevidamente o Dacon Semestral 2010. Para evitar a necessidade de cancelamento dos mesmos e transmissão de novo Dacon, com probabilidade de emissão de multa por atraso na entrega de declarações, estes casos foram objeto de apuração especial e considerados como Dacon janeiro de 2010.

Pelo fato de ainda constarem como Semestral nas bases da RFB, estes contribuintes não estavam conseguindo transmitir o Dacon de fevereiro de 2010.

A Receita Federal informa que a apuração especial foi concluída e estes contribuintes conseguirão transmitir normalmente o Dacon de fatos geradores a partir de fevereiro de 2010."

Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/DaconMensal.htm

Elton Neimann
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 18:54

Boa noite Elton Neimann!

Se estas informações foram para tentar ajudar ao amigo Filipe Mendes Justo, não terá serventia para o caso em específico.

Veja que o problema do nosso amigo é que ele entregou a Dacon do 1° Semestre de 2009 como mensal ao invés de Semestral e, agora está com problemas na entrega da Dacon do 2° Semestre de 2009.

As informações que você nos passou servem para os enganos cometidos da Dacon de Janeiro de 2010.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 19:03

Boa noite Filipe Mendes Justo!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Venho aqui para alertá-lo que você postou uma mensagem com um questionamento idêntico à este seu (nesta postagem) e tivemos que excluir a mensagem em duplicidade.

Aconselho você a dar uma lida nas Regras do Fórum e, desta forma, verá que não podemos postar mensagens em duplicidade.
Além de ocupar desnecessariamente o espaço do nosso Banco de Dados e o (raro) tempo disponível dos nossos amigos, isto não ajuda em nada na obtenção de resposta ao seu questionamento.

A você resta aguardar que algum colega venha a postar alguma orientação.

Visite o meu Facebook.
***CCB
ANA PAULA CDR

Ana Paula Cdr

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 12:45

Se uma empresa permaneceu inativa ou em legalização até um certo período do exercício de 2010, se faz necessário apresentar o Dacon mensal dos meses anteriores sem atividade?? Ou a obrigatoriedade se dá a partir da data de início das atividades??? Se obrigatório a apresentação do Dacon dos meses sem atividades, é passivo de Multa??

Desde já Grata.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 20:24

Boa noite Ana Paula,

Pessoa Jurídica Inativa - Conceito
Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Se sua empresa não se encaixa neste conceito, não estava ou está inativa. Neste caso a entrega do DACON Mensal é obrigatória e o atraso será motivo de aplicação da multa prevista em lei.

...

ILDA FERREIRA

Ilda Ferreira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 11:30

DACON - foram entregues as do mês de Janeiro e as de Fevereiro não,
Qual a versão para entrega agora,
Qual foi o prazo,
Houve alguma prorogação ou n ão?
vou ter que pagar multa??
qual o valor?
Estou nervosa confundi a data com a DCTF.

Desde ja agradeço a atenção.

Ilda

LUIZ AUGUSTO ROBLES DOMINGUES

Luiz Augusto Robles Domingues

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 11:39

Olá Ilda, bom dia;

Infelizmente estou na mesma situação. Os prazos estão muito curtos.
Acabei de transmitir uma DACON de Fevereiro/2010 a multa é de R$ 250,00 para pagamento antecipado e R$ 500,00 com a cobrãnça por intimação.

CAPÍTULO II

DAS PENALIDADES

Seção I

Das Multas

Art. 10. A pessoa jurídica que deixar de apresentar o Dacon Mensal ou Semestral nos prazos estabelecidos na Seção IV do Capítulo I, ou que apresentá-lo com incorreções ou omissões, ficará sujeita às seguintes multas:

I - de 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o montante da Cofins, ou, na sua falta, da Contribuição para o PIS/Pasep, informado no Dacon Mensal, ainda que integralmente pago, no caso de falta de entrega deste demonstrativo ou de entrega após o prazo, limitada a 20% (vinte por cento) daquele montante;

II - de 2% (dois por cento) ao mês-calendário ou fração, incidente sobre o montante da Cofins, ou, na sua falta, da Contribuição para o PIS/Pasep, informado nos demonstrativos mensais entregues após o prazo de apresentação do respectivo Dacon Semestral, ainda que integralmente pago, limitada a 20% (vinte por cento) daquele montante; e

III - de R$ 20,00 (vinte reais) para cada grupo de 10 (dez) informações incorretas ou omitidas.

Estou perdido tenho mais de 50 delcarações para entreguar!!!!!

Boa sorte!

Aldemir Pereira

Aldemir Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 12:49

Pessoal !
Uma empresa que iniciou sua atividade em janeiro e que teve recolhimento de pis e onfins em maio no valor de 600,00 (pis e cofins somados) nesse caso deve apresentar DACON também ? Ou somente as imunes e isentas do IRPJ, cuja soma dos valores mensais da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins apuradas seja igual ou inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais ?
Grato !
Aldemir Pereira

Ana Paula Nunes

Ana Paula Nunes

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 13:01

Aldemir, se sua empresa teve recolhimento em maio de pis e cofins referente a fatos geradores ocorridos em abril tem que fazer DACON e DCTF referente ao mes de abril que devem ser entregues em 08 e 22 de junho respectivamente. Se essa mesma empresa nao teve debitos a declarar nos meses de janeiro a março está dispensada da entrega dos demonstrativos referentes a este periodo.

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 16:19

Boa tarde Aldemir e Ana Paula,

Uma duvida:

Uma empresa que iniciou sua atividade em janeiro e que teve recolhimento de pis e onfins em maio no valor de 600,00 (pis e cofins somados) nesse caso deve apresentar DACON também ?

Observem o que informou Saulo Heusi na mensagem acima em 08/04/2010 20:24:33, ao qual peço licença para reproduzir.

Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário.

Se sua empresa não se encaixa neste conceito, não estava ou está inativa. Neste caso a entrega do DACON Mensal é obrigatória e o atraso será motivo de aplicação da multa prevista em lei.

Partindo do principio que a empresa iniciou as atividades em Janeiro, mesmo que não tenha faturamento está obrigada a entregar a DACON, ficando dispensada da entregua da DCTF nos meses Janeiro a Março.

A Outra duvida:
Ou somente as imunes e isentas do IRPJ, cuja soma dos valores mensais da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins apuradas seja igual ou inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais ?

Sim, somente as imunes e isentas estarão dispensadas da entrega da DACON, porem não da DCTF.

Abraços

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Ana Paula Nunes

Ana Paula Nunes

há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 17:10

Bom dia Elisabete!
Com todo o respeito, discordo de voce pq segundo o inciso III do Art. 3º da In 1015/2010 reproduzido abaixo, a empresa esta dispensada de entrega do Dacon nos meses que ficou inativa:

III - as pessoas jurídicas que se mantiveram inativas desde o início do ano-calendário ou desde a data de início de atividades, relativamente aos demonstrativos correspondentes aos meses em que se encontravam nessa condição;

Acho que o colega Aldemir quis dizer que a empresa foi aberta em janeiro, mas claro posso estar enganada.

Abraços

há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 17:19

Ola Ana Paula,

Verifique no link disponibilizado na resposta do Saulo Heusi que indiquei o principio de Inatividade.

No meu entender, quando a empresa é constituida e tem o seu capital social integralizado ela não está inativa, visto que teve inclusao de R$ no caixa ou banco.

Agora vejamos uma hipotese de Inativa:

A empresa foi constituida em 11/2009, não tem conta bancaria, não tem despesas como aluguel,telefone,etc, desde 12/2009, no meu entendimento esta empresa estara inativa a partir de 12/2009, portanto tem que entregar DACON, DCTF, DIPJ,etc para o segundo semestre de 2009, ficaria dispensada da obrigação apenas a partir de Janeiro/2010.

Caso esteja equivocada, por favor alguem me corrija.

Ana Paula Nunes

Ana Paula Nunes

há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 17:30

Quanto ao seu exemplo concordo Elisabete, pq ano passado era semestral a entrega, porem esse ano é mensal entao continuo pensando que nao e obrigatoria a entrega segundo o inciso III que citei acima.
Ô legislação complicada a nossa nao é?

há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 18:08

Ana Paula,

Ô legislação complicada a nossa nao é?
Concordo com voce, acho que os Legisladores ficam pensando todo dia

Como podemos complicar mais ainda para estes pobres contribuintes? e claro porque não complicar ainda mais para os contadores?

Existem dias que a gente fica esgotada apenas lendo as alterações que eles jogam pra cima da gente, e ainda temos que trabalhar.

Motivo da edição:

Manda quem pode, obedece quem tem juizo!

Marcia Santos

Marcia Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 20:41

Boa Noite,

Li todos os post e ainda estou com dúvida, se alguém puder me ajudar, tenho uma empresa Lucro Presumido, constituida em 07/2007 e até a presente data Inativa. Mas agora os socios resolveram utilizar a mesma e estou em duvida no seguinte:

1º) A 1º NF será emitida em 06/2010 consequentemente a 1º Dacom será em 05/08/2010 e a DCTF em 23/08/2010. a dúvida é tera multa nos meses anteriores (01/02/03/04/ e 05/2010). Porque não entendi se vou abrir obrigatoriedade de entrega nesses meses, porque não estará mais Inativa Por favor me ajudem. Obrigado

regina Celia Malheiro

Regina Celia Malheiro

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 20:52

Boa Noite Márcia,
Fique tranquila, vc não vai ter a obrigatoriedade e nem multa; perceba que quando vc preenche as declarações há um quadrinho que pergunta se nos meses anteriores vc permaneceu inativa ou sem movimento.É só vc assinalar esse quadrinho.Isso isentará a empresa da obrigatoriedade.
Abs

Ana Paula Nunes

Ana Paula Nunes

há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 09:33

Bom dia Regina!
Nao tinha percebido isso que vc falou sobre marcar que nos meses anteriores a empresa permaneceu inativa. Na DCTF eu encontrei o lugar, mas no DACON não. Tem lugar para marcar tb? Desde ja muito obrigada.

Página 8 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade