Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 17.602

GCAP - Ganho de Capital sem nada a pagar, como transmitir?

Dayane Vicente

Dayane Vicente

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Domingo | 9 fevereiro 2020 | 23:55

Olá, pessoal!!! 
Um imóvel foi vendido agora em 30/01/2020, fui informada que precisaria declarar esta venda no programa de GANHO DE CAPITAL (GCAP). Lancei tudo, mas não haverá imposto a pagar pq a cliente se encaixa em uma das opções de isenção, porém fiquei com algumas dúvidas que eu gostaria por favor que me ajudassem. Eu nunca fiz isso...

É preciso lançar isso no GCAP 2020 tendo em vista que a venda foi este ano, certo?
Depois de tudo pronto é só salvar a exportação para o IR 2021 (de acordo com um ícone no próprio programa?
Não consigo transmitir estas informações? Eu não teria uma prazo de 30 dias para isso? Não estou conseguindo enviar p/ receita e estou preocupada.


Desde já agradeço!!!

Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2020 | 10:09

Bom dia Dayane

É assim mesmo... você preenche o GCAP 2020 (já que a venda ocorreu este ano) e tem até o último dia útil do mês seguinte ao da operação para o recolhimento do imposto (se existir).
Havendo ou não imposto a pagar basta apenas exportar para o programa do Imposto de Renda de 2021, ano base 2020....
Será na declaração de ajuste anual (IRPF2021) que será feita a transmissão da declaração com as informações do ganho de capital.  

"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.