Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 217

Das Simples Nacional e retenção issqn..

LEONARDO ROSADO SOCCOL

Leonardo Rosado Soccol

Bronze DIVISÃO 3, Corretor(a)
há 4 anos Domingo | 16 fevereiro 2020 | 17:53

Olá Pessoal, beleza ? Preciso um auxilio de vocês, pois peguei um contador e acho q ele se perdeu...    Além do mais estou em viagem.
Quero tirar algumas dúvidas.

Possuo o seguinte CNAE ( 6821-8-01 - Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis )
   
     Esse CANE , USA A TABELA ANEXO III , SIMPLES NACIONAL, CORRETO ?


     Foi emitido a primeira nota, no qual foi retido 4%(ISSQN ), sendo que a comissão era de 19.000 mil e como reteve 4% (760,00 ), recebi liquido R$ 18.240,00 

     O Contador que peguei, gerou o DAS, mas achei estranho, pois deu  o valor de 758,10 .
    
     Ele disse que pegou uma tabela de 8 % , então calculou sobre 4 % novamente..  e acredito que o certo teria que ser 2 %

     Ele comentou que pegou uma tabela de 8 %, mas a minha tabela pelo que pesquisei no ANEXO III SIMPLES NACIONAL É DE 6 % INICIALMENTE.
     Além do mais nesse DAS, tem um INSS GIGANTE  e pela tabela repartição de tributos, não tem esse INSS e SIM  ESSES ABAIXO ;
       ( IRPJ, CSLL, COFINS, PIS, CPP E ISS )

     Como já tinha sido retido o ISSQN 4% ( 760,00 ), no DAS, não teria que pagar apenas 2 % sobre os 18.240,00 , ou seja R$ 364,80

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2020 | 17:34

O cálculo do Simples Nacional ficou um pouco complexo desde 2018.

Para ter certeza se ele fez o calculo certo ou não, precisaria ter o valor do faturamento dos últimos 12 meses ao período de apuração e a receita acumulada no ano-calendário. Pois o cálculo usa esses valores para se chegar na alíquota efetiva.

Eu fiz o calculo num site que pago para auxilio contábil, o ECONET, sem esses valores, apenas usando o R$ 19.000,00 de nota emitido, deu o mesmo valor do DAS que ele gerou para você. Mas não sei explicar exatamente como o sistema do Simples Nacional faz esse calculo do ISS quando tem retenção. Eu uso esse calculo do site para ter uma noção de quanto ficou a alíquota e comparar com o que deu no site do Simples na apuração dos clientes.

E dentro do calculo do Simples Nacional tem sim INSS/CPP, que nada mais é que a Contribuição Patronal Previdenciária. É uma arrecadação federal vinculada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e, consequentemente, ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, que contribui para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelos benefícios concedidos àqueles que adquirirem o direito a eles, segundo o previsto pela lei. As alíquotas variam de acordo com o regime tributário da empresa, podendo chegar a até 20% dos respectivos salários ou pró-labore.

Espero ter ajudado.

Jessica da Cruz Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.