x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 421

pis cofins incide sobre recebimento de bonificação

Kelly Fernandes

Kelly Fernandes

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2020 | 11:28

Bom dia.
Gostaria de uma ajuda, se possível.
Um comercio optante pelo lucro real,
recebeu algumas mercadorias com CFOP 2910 (entrada por bonificação, doação ou brinde)
Essa aquisição deverá ser tributada com aliquotas de 1,65%e 7,6% no lucro real, certo? Para efeitos de PI/COFINS.

Porem, esse assunto não é muito claro pra mim.
Exemplo:
se minha empresa comprou 100 itens a R$ 10,00 cada, o valor final da NF-e foi R$ 1.000,00
No mesmo dia, o fornecedor emitiu uma nf-e de bonificação com mais 10 itens a R$ 10,00 valor dessa NF-e R$ 100
Esses R$ 100,00 entra normalmente na base de calculo para apuração dos impostos.
Porem, a finalidade do item recebido foi revender, e assim minha empresa pagaria outra vez os impostos na hora da venda?

outra dúvida é, como vou diferenciar o que é bonificação de doação ou brinde?
todos os três casos incide PIS/COFINS?


Kelly Fernandes

Dpt- Fiscal
Vitoria/ES
e-mail: [email protected]
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2020 | 15:18

Não dá direito à crédito de PIS e COFINS, pois não houve o pagamento, portanto, mercadorias recebidas em bonificação não podemos creditar de pis e cofins.

Bonificação e doação é a mesma coisa.

Brinde, a empresa compra e distribui, como por exemplo, cesta básica.

Ou sua empresa recebe algo como brinde, por ser valor e qte diminuta, pouco provável a revenda.

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.