x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 300

Ganho de capital

MARCOS ANTONIO DE PAULA

Marcos Antonio de Paula

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2020 | 22:19

Olá,estou com uma cliente que tem o seguinte caso:
Em meados de agosto de 2018 esta cliente adquiriu um apartamento,o qual comprou e pagou à vista,porém,esta ainda era casada, a qual veio a divorciar-se em fevereiro de 2019,sendo que, este bem foi escriturado em 11/2019 no nome dela e seu ex marido por motivos do regime de comunhão parcial de bens e posteriormente em meados de janeiro de 2020 os mesmos fizeram um acordo e ele doou a parte dele para 50% do apartamento, ficando assim o apartamento 100% para ela,pergunto então! Como devo lançar o apartamento nos bens na declaração de 2018 com os valores de entrada pagos somente? E em 2019 ano em que foi escriturado este apartamento posso lançar os emolumentos junto no valor da aquisição do apartamento?(Por exemplo ela pagou R$250.000,00 Reais em 2018 e em 2019 deu o valor de R$ 8547,00 Reais em emolumentos.)
E como o ex marido dela doou a parte dele para ela agora em meados de janeiro de 2020,eu devo lançar no ano que vem na informação de bens a doação dele e posso lançar os emolumentos no valor do apartamento novamente alterando este dado?
Outra questão referente a esta cliente...a mesma possuía uma casa que nem escritura tinha sendo que esta foi escriturada agora em janeiro de 2020,a qual acabou sendo vendida para o irmão dela por R$160.000,00 reais em meados de setembro de 2019, o valor da casa pelo que ela me passou era de R$175.000,00 reais e a valorização pelo cálculo da prefeitura do imóvel é de R$180.000,00 reais,pergunto esta casa não teve ganho de capital, no entanto como devo proceder com todos estes fatos enrolados,alguém pode me dar uma orientação,fico grato,pela atenção dos demais colegas,obrigado!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2020 | 09:10

Para responder a vc com mais propriedade, me sane as seguintes dúvidas:
Vc está se referindo ao Imposto de Renda Pessoa Física da esposa?
2018 não foi entregue?
Antecipando um pouco minhas considerações, cada exercício deve ser declarado exatamente como os acontecimentos dos fatos...
Apenas em 2020 ela se tornou dona em 100% do apto, se não foi em 2019 a doação, se preocupe com isto apenas em 2021.
Resumindo: cada ano com seus fatos!

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
MARCOS ANTONIO DE PAULA

Marcos Antonio de Paula

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2020 | 11:00

Bom dia,Telma! Respondendo ao seu questionamento abaixo...
Para responder a vc com mais propriedade, me sane as seguintes dúvidas:
Vc está se referindo ao Imposto de Renda Pessoa Física da esposa? Sim refere-se ao imposto de renda PF.
2018 não foi entregue? Foi entregue sem as informações dos bens mas já fiz a retificação e lançamentos conforme ocorridos

E sobre o fato abaixo o que você me diz?
Outra questão referente a esta cliente...a mesma possuía uma casa que nem escritura tinha sendo que esta foi escriturada agora em janeiro de 2020,a qual acabou sendo vendida para o irmão dela por R$160.000,00 reais em meados de setembro de 2019, o valor da casa pelo que ela me passou era de R$175.000,00 reais e a valorização pelo cálculo da prefeitura do imóvel é de R$180.000,00 reais,pergunto esta casa não teve ganho de capital, no entanto como devo proceder .

Obrigado pela sua opinião!

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2020 | 11:25

Não houve ganho de capital !
a mesma possuía uma casa que nem escritura tinha  - na época que ela conseguiu esta casa e como ela foi conseguida já foi lançado no IR de outros exercícios? Se sim, apenas registre os 160 mil que ela conseguiu com a venda.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
MARCOS ANTONIO DE PAULA

Marcos Antonio de Paula

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2020 | 13:13

Obrigado Telma,pelas suas orientações me sinto mais seguro assim,estava fazendo estes procedimentos mas com certa insegurança, agora vou colocar em prática,muito obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.