Colega Jose Roberto;
Nos de o retorno e a solução, isso e muito importante para todos nos do fórum. Pois com base nessa pratica e que podemos dar prosseguimento a nossa colaboração com os colegas. Algumas observações importantes, que os colegas de um modo geral devem observar e praticar;
1 - Antes de novembro, ou seja la por setembro, verifique a situação do cliente, se possível de 6 em 6 messes, em nosso escritório adotamos essa regra, tiramos todas as certidões relativas a impostos e verificamos a situação, comunicamos ao cliente, Por Escrito(com protocolo)
2- Você vai dizer mas para escritório pequeno tem muitos custos e o cliente não aceita cobrar, sim entendo porem coloque em contrato isso bem como o re-trabalho, inclusive parcelamento e reparcelamento, e guias, reenviadas, são componente de re-trabalho.
3 - Cliente recalcitrante em atrasos com suas obrigações, fique atento, e envie periodicamente as implicações que podem ocorrer com as mesmas, no sentido comercial, financeiro e de credito, pois todas as inandniplencias, sejam de que natureza forem irão para órgãos específicos, e são muitos, os quais são consultados para todas as operações de credito tais como BACEN, SERASA CADIN e muitos mais..
4 - Por ultimo e aconselhável, dentro do possível logico, se livrar do mesmo, pois, não tem o perfil do cliente ideal, que da retorno ao escritório, e ainda esta sujeito a criar problemas , alegando responsabilidade do escritório e fazer propaganda negativa, por isso sempre se mantenha em guarda com protocolos,., Falo isso de experiencia própria. dai as medidas que adotamos, para nos resguardar, e sempre que possível selecionamos o perfil ideal, para nossa carteira.
Sds. Ribeiro
Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista
https://www.orgribeiro.com.brContador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem - Veritas Lux Mea