x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 99

IRPF - dúvida declaração retenção na fonte

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Quarta-Feira | 4 março 2020 | 12:51

O imposto foi retido na fonte pela empresa.
Porém, eles não fizeram o repasse à RFB. (apropriação indébita)
Como proceder? Ainda não fiz a declaração de ajuste anual.
A empresa sugeriu que eu emitisse boletos DARF com as multas e juros e encaminhasse para eles pagarem. Isso está certo? Posso fazer isso? ou declaro o valor correto que foi retido na fonte e peço para eles corrigirem na DIRF?

JAILSON SOARES CAMPELO

Jailson Soares Campelo

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 5 março 2020 | 10:58

Olá
Acredito que a segunda opção é a melhor, pois a DIRF é o documento oficial que comprova os valores retidos pela empresa de um determinado CPF. 

Aconteceu isso com um cliente, enviei a declaração de acordo com os valores retidos mês a mês do seu salário, a declaração não foi homologado e o cliente recebeu uma notificação da RFB para comparecer para prestar esclarecimentos.

Dentro do prazo determinado na notificação, o cliente foi até um posto da RFB, com todos os comprovantes de renda, comprovando todos os descontos, a situação foi entendida pela RFB e após um tempo a DIRPF foi processada.  

Importante não perder o prazo para apresentação de documentos para a RFB.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.