Laila Campos
Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)Olá,
Sou estudante da área de TI e tenho um desafio de programação para fazer onde preciso criar um programa que siga a regra lógica do seguinte contexto:
Problema:
Um determinado produto financeiro recolhe imposto de renda apenas quando o cliente faz o seu resgate. O cálculo do IR segue a seguinte lógica abaixo:
Até 1 ano de aplicação: 22,5% sobre o lucro
De 1 a 2 anos de aplicação: 18,5% sobre o lucro
Acima de 2 anos de aplicação: 15% sobre o lucro
A aplicação não pode ser igual ou menor que zero
A data de resgate não pode ser menor que a data de aplicação
Estava lendo sobre IR, porém ainda não entendi muito bem o que preciso fazer e tenho algumas dúvidas.
O que ele quer dizer com "um produto financeiro recolhe imposto de renda"?
O que é recolhimento de imposto de renda?
IR não é um tributo que pagamos ao governo? Porque uma empresa "recolheria" esse valor?
O que é um produto financeiro nesse contexto?
Inicialmente, eu tinha entendido que uma pessoa fez um investimento em algum lugar (que seria esse produto financeiro, tipo um banco) e, dependendo de quanto tempo tivesse deixado lá essa quantia, receberia um determinado lucro em cima desse valor.
Mas esse raciocínio está errado, não é? Até porque ele diz "22,5% SOBRE o lucro".
Então lucro nesse caso se refere ao lucro do IR, certo? Ou seja, o valor líquido de rendimento de alguém, ou o valor sobre o qual o imposto de renda seria calculado já após todos os abatimentos, correto?
Tenho até amanhã de noite para completar o desafio porém não consegui interpretar completamente o que me está sendo pedido.
Alguém poderia me ajudar nesse sentido?
Agradeço antecipadamente a atenção.