x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 61

Dúvidas Declaração de Espólio

CRISTINA MACHADO

Cristina Machado

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 10 março 2020 | 21:04

Olá amigos!
Normalmente eu faço a declaração de IR dos meus familiares, porém este ano preciso fazer a declaração de espólio do meu pai, ele morreu em junho/19 e fizemos o inventario em cartório em agosto/2019, e possuo várias dúvidas, alguém poderia me ajudar?

1 - Como ele faleceu ano passado e o inventário foi feito no mesmo ano, preciso fazer apenas a declaração final de espólio? Caso não, poderiam informar quais e em qual momento devo fazer?
2- Caso seja somente a declaração final, preciso declarar os rendimento de aposentadoria que ele recebeu ainda em vida (de janeiro a junho)? Depois que ele faleceu não recebemos mais rendimentos da aposentadoria.
3 - Meu pai não declarava os bens que tinha (casa e um veiculo) que estão com valor total de 180 mil no inventário, entendo que seria melhor retificar as últimas 5 declarações, correto? Devo deixar o valor que consta no inventário? Meu pai os adquiriu há muito tempo atrás, nem era real ainda rs
4 - o Veiculo, logo após o inventário vendemos ele, não preciso declarar ele na ficha de bens dos herdeiros, correto? Entendo que devo declarar apenas na ficha de rendimentos isentos e na ficha de bens da declaração de espólio.
5- Nas declarações dos herdeiros e da meeira, devo declarar o valor que consta no inventário na ficha de rendimentos isentos ( item 14 ou 19) e a parcela  dos bens ainda nao vendidos (neste caso somente a casa) na ficha de bens e direitos?

Acho que é isso, agradeço grandemente quem puder me orientar. Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.