x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 206

Posso fazer minha declaração de imposto de renda, e ainda ser dependente?

Vinicius Sanches

Vinicius Sanches

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 10 março 2020 | 23:14

Boa noite pessoal,

Minha mãe sempre fez declaração do imposto de renda e me incluiu como dependente. Por isso, ela sempre (justamente) usou os recibos da minha faculdade, curso de inglês e etc para poder ter as deduções e diminuir o valor de imposto a pagar.
Porém, no ano passado eu comprei algumas ações, não vou pagar imposto mas tem que declarar. Então eu queria saber, se eu fizer a minha declaração, ela ainda vai poder me ter como dependente na declaração dela? Se não, como vamos fazer para que ela possa usar os recibos da faculdade?

Fico no aguardo,

Obrigado!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 março 2020 | 00:10

Vinicius,
Caso opte por fazer sua própria Declaração de Ajuste Anual - DAA, deixará de configurar como dependente da sua mãe, não podendo esta abater quaisquer despesas em seu nome.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Valter Arruda

Valter Arruda

Prata DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 5 anos Terça-Feira | 17 março 2020 | 22:58

Vinicius,
Você está dispensado de declarar (mesmo estando obrigado) se for dependente da sua mãe. O que não pode é constar em duas declarações.
Base: INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1871, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2019
Art. 2º......
§ 1º Fica dispensada de apresentar a Declaração de Ajuste Anual a pessoa física que se enquadrar:
II - em pelo menos uma das hipóteses previstas nos incisos I a VII do caput , caso conste como dependente em Declaração de Ajuste Anual apresentada por outra pessoa física, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, caso os possua.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade