x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 6.551

Como Declarar Carro financiado em nome de Terceiro, o carro será meu e eu irei pagar as prestações?

MARCOS SANTANA

Marcos Santana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 13:49

Ola Boa Tarde amigos do Forum!

Estou com uma dúvida de como declarar um veículo financiado em nome de um amigo, ou seja, o documento e o financiamento saiu no nome deste amigo, só que o carro será meu,  eu dei o valor da entrada e irei pagar as prestações.

Neste caso eu e este amigo que emprestou o nome para o financiamento do veículo, temos que declarar imposto de renda este ano.

A dúvida é, qual a forma correta  de lançar este veículo nas duas declarações?

Obrigado e tenham todos uma Boa Tarde!


Marcos Santana

Patryck

Patryck

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 14:00

Boa tarde!

Essa questão vai do seguinte ponto de vista:
Ele te emprestou o nome e você emprestou o veículo pra ele.
O dono legal para fins da declaração de imposto de renda é seu amigo. 
Quem de fato é o dono documentado, não o dono simbólico.

Espero ter ajudado na compreensão do assunto.

Contador Patryck Marinho Simões.
CRC-MG: 122262/O
CONT COM CONTADOR SERVICOS PROFISSIONAIS LTDA
Contabilidade, Auditoria, Consultoria e Outros Serviços.
CRC-MG: 013921/O
Fone: (33) 9 8845-3973
E-mail: [email protected]
MARCOS SANTANA

Marcos Santana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 15:06

Caro Patrick boa tarde!

Obrigado pela atenção, já tinha isso em mente, ou seja quem deve declarar o veículo é o meu amigo.

Mas quando o financiamento for quitado ele irá passar o carro para o meu nome e terá que
baixar o veículos de sua declaração, e eu contrapartida terei que lançar o carro em minha declaração de forma que tenha coerência e sustentação financeira nas declarações anteriores.

Acredito que tenha uma outra forma de efetuar este lançamento nas duas declarações de forma legal, e que caracterize a situação em questão e entendimento por parte da receita.

Obrigado mesmo assim.
Algum outro colega já passou por essa situação?

Abraço a todos.

Patryck

Patryck

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 17:38

Prezado Marcos!

Sobre o bem e o financiamento no nome do seu amigo, não há nada a declarar na sua DIRPF.

Há um empréstimo informal entre vocês, que também há regras e deve ser documentado para ter validade legal para entrar na declaração de imposto de renda.

Quando a transferência do bem ocorrer pra você, ele irá dar a baixa a vista na declaração dele e você dará a entrada á vista na sua declaração.

Na minha opinião é o que dará menos chance de uma malha fina e te trazer transtornos.

Aconselho também a buscar a ajuda de um contador, talvez um advogado especializado em bens e contratos.
Vejo muitos vindo no fórum querendo apenas consultoria gratuita ao invés de ir tirar suas dúvidas presencialmente com um profissional da área.

No mais, uma opção é você mesmo preencher sua declaração de imposto de renda, colocar essa operação como pensa que é correto, quando cair na malha fina vai lembrar da minha orientação.

Por fim, eu não faço jeitinho, como o que você procura, para meus clientes.
Todas as ações de um profissional de qualidade precisam ter embasamento lícito.

Boa sorte!

Contador Patryck Marinho Simões.
CRC-MG: 122262/O
CONT COM CONTADOR SERVICOS PROFISSIONAIS LTDA
Contabilidade, Auditoria, Consultoria e Outros Serviços.
CRC-MG: 013921/O
Fone: (33) 9 8845-3973
E-mail: [email protected]
MARCOS SANTANA

Marcos Santana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 18:40

Caro Patryck,

Primeiramente,  em nenhum momento perguntei ou pedi para me passarem  procedimentos ilícito ou "dar um jeitinho" como você mesmo disse em sua resposta.

Segundo,  acho que todos os colegas do fórum que leem o tópico e todo o contexto da pergunta e respostas  verão que em nenhum momento fui rispido  com você, acho que o intuito  fórum é o debate e o esclarecimento de perguntas dentro do âmbito contábil. 

E terceiro, aprenda a ser educado com as pessoas do fórum, saiba ler e interpretar um texto o fórum existe para troca de informações e assim ajudar uns aos outros.

Você dever ser um profissional prepotente que julga as pessoas por nada, e possoas como você devem tomar invertidas a todo momento da vida por ser mal educado.

Tenham todos uma Boa Noite!

Patryck

Patryck

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 19:45

Prezado Marcos!

Respeitosamente lhe peço desculpas pelo mau entendido.
Em nenhum momento lhe tratei com falta de educação ou escrevi algo que não contribua para um bom debate.
Rispidez neste caso específico é questão de ponto de vista
e na minha visão você está forçando algo que não existiu.

O que você procura não é um debate que lhe ajude a esclarecer dúvidas, 
mas alguém que invente uma solução para algo surreal, que está ás margens do lícito.

Infelizmente existem várias pessoas como você, que quer sempre achar um jeito de "legalizar" o que pensa.
Não me deixo influenciar pela opinião do cliente.
Oriento sempre com embasamento legal.

Existe uma diferença de muitos anos de estudo e experiência nos separando e "clientes tipo Marcos" esquecem as vezes disso.

Profissionais existem aos montes. 
Mas poucos tem coragem de falar para o cliente que o que ele quer não existe.

Investidas,
já tomei muitas na vida, com todas aprendi algo e me ajudaram a melhorar.

Acredito não ter necessidade de estender o assunto.

Desejo lhe secesso!

Contador Patryck Marinho Simões.
CRC-MG: 122262/O
CONT COM CONTADOR SERVICOS PROFISSIONAIS LTDA
Contabilidade, Auditoria, Consultoria e Outros Serviços.
CRC-MG: 013921/O
Fone: (33) 9 8845-3973
E-mail: [email protected]
MARCOS SANTANA

Marcos Santana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 22:52

Boa Noite,

É pelo visto humildade não faz parte de sua característica nobre Patryck, e com esse discurso empoderado dizendo que tem "anos de estudo e experiência" só demonstra soberba.

E como sempre fazendo julgamentos infundados, se qualquer colega do fórum ler o tópico e as respostas verão que não condiz com que  você escreve.

No mercado de trabalho está cheio de pessoas que acham que tem muitos anos de estudo e experiência "tais como profissionais Patryck", que pensam que estão acima de tudo e todos.

Bom meu nobre como você mesmo disse que "Já Tomou muitas na Vida", mas pelo visto não aprendeu nada!!

Bom Acredito não ter necessidade de estender o assunto.

Desejo lhe Sucesso!




Patryck

Patryck

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 14 março 2020 | 17:06

Boa tarde Marcos!

Estar a cima dos outros é questão de visão, se você me vê assim fico lisonjeado pelo elogio.

Apesar de tudo, acredito que você é uma boa pessoa
e tirará algo de bom de tudo isso.
Nem que seja só a dúvida motivadora do tópico rs

Passar bem!

Me reservo a não lhe replicar mais.

Sem mais!

Contador Patryck Marinho Simões.
CRC-MG: 122262/O
CONT COM CONTADOR SERVICOS PROFISSIONAIS LTDA
Contabilidade, Auditoria, Consultoria e Outros Serviços.
CRC-MG: 013921/O
Fone: (33) 9 8845-3973
E-mail: [email protected]
MARCOS SANTANA

Marcos Santana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sábado | 14 março 2020 | 22:43

 Boa Noite Patryck,

Sim meu caro sou uma pessoa boa e me orgulho muito disso,  faço questão de  tratar todos com  educação, respeito e igualdade.

Também acho que você seja uma pessoa boa, talvez novo de mais do tipo que fala tudo que vem à cabeça por conta do ego, mas acredito que nosso "bate papo" valerá de experiência ao  nobre amigo.

Bom como você mesmo disse "que se reserva a não replicar mais".......

Lhe desejo Boa Sorte!



















O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.