x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.608

transiçao do Presumido para o Real

DANIEL  SOUSA

Daniel Sousa

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 08:49

Bom dia.

Faço a escrita de uma empresa que no ano 2009 estava no lucro presumido e agora em 2010 passará para o lucro real.

Desde do ínicio das atividades, no lucro presumido, eu fiz a escrituração contábil. Agora gostaria de saber que providências devo tomar para a transição de um regime para outro. Eu já fiz algumas alterações no plano contas e incluir as contas de PIS e COFINS a recuperar.

Mas eu tenho algumas dúvidas:

Eu posso apropriar o crédito de pis e cofins, referente ao estoque final apurado no fim de 2009?

O lucro ou prejuízo apurado em 2009 vai surtir algum efeito prático em 2010?

Me parece que não se pode mais deduzir a CSLL do base de cálculo do IR. Isso é verdade ?

Desde já agradeço pela atenção.

Daniel.

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2010 | 18:09

Boa tarde, a todos os colegas, se alguem puder me ajudar nesta questão:

Empresa (Sociedade Limitada) que ate 31/12/2009 estava no LUCRO REAL, que também optou pelo RTT, ou seja, em suas apurações realizadas para o calculo do IRPJ e CSLL (2008 e 2009), foi necessário a realização dos "AJUSTES" relativos às diferenças entre os critérios contábeis e os tributários provocados pelas novas normas contábeis introduzidas pela lei nº 11638/2007, em resumo apresentou durantes os 02 últimos anos, dois resultados:
1-Resultado para fins societário.
2-Resultado para fins tributário.

Pergunta:
Esta empresa vai optar pelo LUCRO PRESUMIDO, agora em 2010, como fica a questão dos devidos AJUSTES?

Procedimento que quero adotar:

Mesmo com a opção pelo LUCRO PRESUMIDO, a empresa em questão deverá continuar a apresentar 02 resultados (societário x tributário), mas o recolhimento do IRPJ+CSLL será baseado exclusivamente na forma da legislação do lucro presumido (presunção de lucros, nao havera nenhum ajustes).

Meu procedimento esta correto?

Obrigado a Todos, Marcos

Observações:
Meu ajuste é referente a um Leasing Operacional financeiro, que foi incorporado ao imobilizado (01/01/2008) da empresa em questão, ou seja para efeito do resultado tributário "sai a depreciação e entra as contraprestações mensais. (inicio do contrato em 2007 e final do em 2011)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade