Antonio Carlos Santos Ramos
Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) ContabiliddeCaros colegas, um amigo pediu uma ajuda e também fiquei em dúvida para montar a declaração de IRRF 2020, de um cliente dele. Por isso, estou recorrendo a esse valoroso fórum.
Esse cliente dele morava em apto que foi comprado pela mãe, mas ela colocou na promessa de compra e venda o nome dos dois filhos, um casal, como compradores. Isso aconteceu a uns 20 anos aproximadamente. A mãe veio a falecer e a filha já colocava o apartamento na declaração dela, de forma integral e estipulou um valor para o apartamento em 200 mil reais. Sendo que isso já ocorre a uns 15 anos. O irmão nunca se preocupou com o fato, mas como a idade vai chegando, ele resolveu, junto com a irmã, ir em busca da escritura definitiva do imóvel. Essa escritura deve sair em 2020, ou seja, só causará efeito para a declaração de IRRF 2021.
A dúvida que já apareceu:
1 - na escritura aparecer´o nome dos 2, mas só consta na declaração de um. Haverá um ganho patrimonial para um e a possível perda para o outro. Como justificar esse ganho e essa perda?
Desculpem, é que sou ansioso.
Agradeço antecipadamente pela colaboração dos colegas.