Ronaldo da Silva Braga
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBoa tarde colegas,
Tenho um cliente que recebeu mais de uma indenização de seguros de vida da parte de seu pai. A questão é que, o certo é lançar na aba Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, no código "03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente". No entanto, fiquei com algumas dúvidas, as quais busco dirimir com vocês:
- Ao incluir o valor recebido, aparece a seguinte informação: "Já existe registro para esse tipo de rendimento. O mesmo pode ser informado uma vez. O valor atual será exibido para edição." Nesse caso, devo lançar o somatório das indenizações?! E, essa informação de registro existente?! Esses valores recebidos não devem ser vinculados às fontes pagadoras? Não há possibilidade de identificá-los nesse campo 03.
- Posso lançar no campo "26 - Outros", identificando cada fonte pagadora e discriminando a que se refere? Ao meu ver, seria o mais razoável, pois identifica tudo que é necessário, mas não sei se é o correto.
Agradeço desde já pela participação e ajuda.