x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 128.333

SIMPLES NACIONAL DE MARÇO -DATA DE VENCIMENTO NA GUIA

Marina

Marina

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 08:50

amigos ,  me ajudem!
gerei o DAS e ele gerou automático com data de 20/07. sendo que o ISS da empresa é todo retido ou seja, não iria recolher em 20/07; Como faço para retificar agora? pois no caso o vencimento seria só 20/10

Lucas Fabrício Silva Lomelino

Lucas Fabrício Silva Lomelino

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 10:40

Pessoal, então em regra temos duas opções? Emitir o DAS avulso aplicando os valores das guias apuradas com vencimento em 20/07 ou aguardar a plataforma do PGDAS se adequar e gerar as 2 guias, sendo, uma com ICMS e ISS e a outra com impostos federais. Seria isso? Obrigado a todos.

Gabriel Floriano

Gabriel Floriano

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 10:48

Lucas Fabrício Silva Lomelino

Bom dia, aqui no escritório estamos gerando ambas as guias de forma avulsa, pois só deus sabe quando eles vão atualizar o sistema pra emissão das duas guias, isso se for ter essa atualização.

Manoel Luiz

Manoel Luiz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 11:07

Bom dia!
É possível gerar a guia do SIMPLES "AVULSA" com vencimento 20/04/2020 para os clientes que decidirem não usufruir desse prazo?
Se possível, após a RFB atualizar o sistema de forma correta, isso poderia dar alguma divergência nas guias já emitidas e pagas com data 20/07/2020 ?

O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica.
Alice de Oliveira

Alice de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 12:24

Boa tarde! Acabei de fazer a guia do Simples de março/2020 de um cliente e saiu valor para pagamento integral dia 20/04/2020. Não tive opção para outra forma de gerar a guia. Alguém mais nesta situação na data de hoje? E mais precisamos fazer a comunicação da receita de março/2020 até 20/04/2020? Pois com tudo parado tenho clientes que não conseguiram ir até a loja para nos enviar as vendas de março. Podem me ajudar por favor?

RAFAELA RODRIGUES FERNANDES

Rafaela Rodrigues Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 12:42

Boa tarde!
Pessoal alguma tem alguma informação sobre gerar a GUIA avulsa do DAS para os impostos federais ??

Pois para os impostos ISS e outro pro ICMS, a guia esta saindo com vencimento para dia 20/07, o que esta conforme o decreto de prorrogação.
Agora para os impostos federais está saindo data de 20/07/2020, mesmo gerando no DAS avulso e informando separadamente os impostos federais. Quando a data correta é para o dia 20/10/2020.

fabiola

Fabiola

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 12:55

Alice de Oliveira boa tarde, 
Ainda hoje gerei DAS pelo sistema PGDAS, competência 03/2020 com a data para o dia 20/07/2020...quanto aos clientes que não nos informaram o XML das vendas estamos  enviando até o dia 20/04/2020 informação zerada para não gerar ausência de informação e multa.

Fabíola Helena de Abreu Rodrigues
Taubaté, berço do imortal Monteiro Lobato.
ALEXSANDRA PATRICIA DA SILVA

Alexsandra Patricia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 15:06

Boa tarde,gente tudo muito confuso,ainda assim preciso da ajuda de vocês, e tenho certeza  que como estão nem um grau mais avançado que o meu,será  moleza e irá  ser pra mim de grande ajuda.Primeiramete simples Nacional algo não estranho,mas pouco familiarizado por mim,já  que domino mais a área  trabalhista. Mas em época  de pandemia estou tentando ajudar uma amiga minha que tem inscrição  no simples Nacional. Trabalha como autônoma,como representante de uma empresa de cosmético em SP e pretende fazer pagamento da guia DAS competência fevereiro 2020 vencimento em 20/03/2020 estou certa? Como ficará  o pagamento do DAS da mesma,sofrerá prorrogação  por causa da pandemia? Quais os imposto do simples nacional  que sofrerá prorrogações, os de níveis federais ou todos os impostos que compõe este DAS,pois se não  me falhe a memória ela como autônoma o DAS que paga mensalmente integra os principais impostos ( INSS, IRRF e ISS ),estou certa?  Enfim,são  muitas dúvidas neste primeiro momento,até  porque como havia falado domino mais a área  trabalhista. 

Agradeço  desde já, e no aguardo de um breve retorno
Alexsandra Patrícia  

vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 15:18

Alexandra, 

O imposto do DAS ref., a competência 02/2020 não houve prorrogação, o vencimento permanece o mesmo em 20/03/2020, se ela não fez o recolhimento, poderá solicitar o recalculo para o dia que pretende regularizar.

O DAS de Março/2020 parte FEDERAL (IRPJ, CSLL, COFINS, PIS e CPP) pode ser recolhido sem multas e juros até 20/10/2020
O DAS de Março/2020 parte ESTADUAL/MUNICIPAL (ICMS e ISS) Pode ser recolhido sem multas e juros até 20/07/2020.

Agora se ela é MEI  - O IMPOSTO a recolher de Março/2020 será postergado para 20/10/2020 automaticamente.

Luis Gustavo

Luis Gustavo

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 16:37

Eu não estou entendendo o motivo de desespero para gerar a guia, sei que é chato não ter um respaldo oficial com a devida rapidez mas a situação é clara, uma vez que quem optar por prorrogar o pagamento o prazo mais próximo seria 20/07, quem não for prorrogar gera  a guia normal e recolhe independente da sua data de vencimento. Infelizmente temos de ter paciência e aguardar a devida atualização do sistema. O caso mais complicado na minha visão seriam dos contribuintes que sofrem retenções, seriam as retenções (federais e municipais) pagas dentro da competência normalmente?

Lucas Fabrício Silva Lomelino

Lucas Fabrício Silva Lomelino

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 16:49

Luis Gustavo Rangel B. Ribeiro

Como Analista Fiscal você sabe que tudo que envolve a área contábil gira em torno de prazos e prazos que devem ser cumpridos, portanto, não é o desespero, mas sim, enviar a obrigação ao cliente de forma antecipada e o mais breve possível, além do mais trabalhamos com várias empresas simultaneamente, esse Simples Nacional de simples mesmo não tem mais nada, pelo contrário é bucha atrás de bucha, portanto, o que pudermos fazer para agilizar tudo e evitar problemas, isso nós vamos fazer.

Bruno Telis

Bruno Telis

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 18:29

Boa tarde, algum dos colegas fez algum comunicado para os clientes para envio das guias do simples com vencimento prorrogado? 
Se sim, poderia compartilhar?
Obrigado desde já. 

Leilane Viana

Leilane Viana

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 4 anos Quarta-Feira | 15 abril 2020 | 18:49

Lucas Concordo com você. 

A questão não é o desespero de gerar as Guias, e sim saber o que passar ao Cliente. Pois, em vários sites e reportagem está lá estampado a Resolução de prorrogação e na verdade quando a gente acessa o sistema não é tão fácil. E o cliente questiona e nem a gente tem resposta. Pois a receita não nos dá nenhuma posição. Quando ainda estava gerando o simples com a data de 20/04 eu entrei em contato com o Fale com o Simples e a resposta foi que era pra emitir normalmente que o DAS sairia com data prorrogada. Porém, a gente que trabalha com o sistema deles viu que o sistema estava a mesma coisa. 

PATRICIA VIEIRA SIMOES

Patricia Vieira Simoes

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 16 abril 2020 | 09:19

Bom dia!

Estou informando aos meus clientes sobre a prorrogação conforme a resolução. Para os que que deram preferência em pagar 20/04, emiti o DAS e expliquei sobe a data 20/07, já os demais, anotei e irei emitir o DAS somente em julho, até porque se eu  entregar hoje até lá eles irão extraviar a guia!... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

fabiola

Fabiola

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 16 abril 2020 | 09:22

Patricia Vieira Simoes, mais não deixe de gerar o DAS mesmo que zerado para que não haja penalidades por ausência de cumprimento do PGDAS, R$ 50,00 por competência em atraso.

Fabíola Helena de Abreu Rodrigues
Taubaté, berço do imortal Monteiro Lobato.
Regiane Aparecida

Regiane Aparecida

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 4 anos Quinta-Feira | 16 abril 2020 | 09:42

Bom dia!

Gente, eu tbm concordo que não precisa haver desespero. Fiz um comunicado para os clientes informando a situação, agora é ter paciência e pronto, vai adiantar se desesperar? Não. Então vamos aguardar, se tiver algum cliente desesperado e cobrando vcs precisa ter pulso firme e dizer que a culpa não é nossa, o sistema está sendo adaptado e isso demora um pouco. Quem exigir a guia para agora pq quer pagar antecipadamente é só gerar essa de 20/07 mesmo que não vai interferir em nada, e para os que querem para 20/10 então não precisa de pressa não é mesmo? Tudo vai se resolver.

JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 16 abril 2020 | 10:13

Olá.

Eu enviei o Simples Nacional por e-mail para os clientes com a seguinte mensagem:

Segue em anexo os arquivos do Simples Nacional referente ao mês de MARÇO de 2020.
 
**VENCIMENTO DAS ORIGINAL: 20/04/2020**
 
*A Resolução CGSN 154/2020 prorrogou o prazo para pagamento dos tributos apurados no Simples Nacional para os períodos de apuração (PA) 03 a 05/2020.
ICMS e ISS foram prorrogados por 3 meses;
Demais Tributos Federais por 6 meses.
Porém, recomendo que se for possível, efetue o pagamento no vencimento original, pois quando estivermos nos meses cujos vencimentos foram prorrogados, a empresa terá que efetuar o pagamento de 2 guias do DAS, a guia referente ao imposto prorrogado, e a do mês vigente.

Como não sabemos como estará a economia do país nos próximos meses, para que não se prejudique, mantenha os pagamentos em dia.
 
O site ainda está sendo adaptado para a geração dos DAS prorrogado com vencimentos distintos. Se realmente for necessário prorrogar o pagamento, peço que nos avise, e assim que o sistema for atualizado enviaremos as guias.

Jessica da Cruz Alves
Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 abril 2020 | 11:15

Bom dia,

Alguem viu essa publicação do portal contabeis?
https://www.contabeis.com.br/noticias/42797/simples-nacional-prorrogar-ou-nao-os-vencimentos/?utm_source=link&utm_medium=home&utm_campaign=PlantaoCovid19

No final da materia diz:

"Vale lembrar que o prazo para pagamento do Simples Nacional é todo dia 20. Portanto, contribuintes têm até segunda-feira para decidir se optam ou não pela medida."

Fiquei confuso, a contabilidade tem que informar para a Receita alguma coisa sobre adesão?
materia ficou confusa.

Página 6 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.