x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 76

DECLARAÇÃO DE IR - MEI

Fernando Henrique da Silva

Fernando Henrique da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 3 abril 2020 | 14:50

Sou MEI e preciso apresentar minha declaração de renda pessoa física ref. rendimentos 2019. Através de orientação disponível no SEBRAE cheguei ao valor do meu
lucro e rendimentos tributáveis. Foram R$6.387,60 de lucros e dividendos R$15.657,40 de rendimentos tributáveis. Me gerou duas dúvidas:
1- qual o valor que devo declarar em valores relativo a contribuição previdenciária oficial? O valor correspondente as guias mensais pagos (R$598,80 de INSS) ou devo lançar também os valores pagos de parcelamento do MEI mais guias em atraso cujo valor do INSS deu um valor aproximado de R$687,00?
2- como meus rendimentos tributáveis deu R$15.657,40, deverei fazer alguma guia complementar de INSS para chegar a este valor? Pois considerando que eu pago a guia do MEI com base no salário minimo, os  rendimentos tributáveis seria de R$11.976,00, ou seja uma diferença de R$3.861,40. Alguém sabe como proceder ?
Desde já agradeço a atenção.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 3 abril 2020 | 15:07

Se vc vai entregar a declaração do MEI em Maio com as receitas das notas e as despesas e em sua conta corrente de pessoa física não atingiu o valor de R$ 28.559,70 não precisa declarar imposto de renda PF.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.