x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 10.703

GANHOS DE CAPITAL

Jayme Scatena

Jayme Scatena

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 4 anos Sexta-Feira | 17 abril 2020 | 08:47

Senhores,

Preciso saber o CUSTO DE AQUISIÇÃO para o preenchimento  do GCAP 2020 sendo que o imóvel foi adquirido em 03/1988 por Cz$ 600.000,00.

A minha dúvida é se devo converter o valor em CRUZADO (Cz)  para REAL (R$), em caso positivo, como executar a conversão.

Atenciosamente,

Jayme

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 19 abril 2020 | 21:00

Oi, Jayme!

Como calcular o valor atualizado de um imóvel pela tabela de atualização de custosSe o seu imóvel foi adquirido em uma moeda que não seja a vigente no Brasil, você deverá fazer a conversão para o valor em real e, a partir desse ponto, chegar ao valor atualizado. Para isso, é disponibilizada uma ferramenta muito útil no site da Receita Federal que nos permite acesso à tabela com os dados necessários para a conversão.Basta acessar o site da Receita Federal e digitar “GCAP” na barra de buscas. O site mostrará resultados com links do “programa de apuração de ganhos de capital” e você deve escolher 2016. Depois, basta fazer download para o seu computador e executar o programa.Em sua interface, ao clicarmos em “ajuda”, depois em “conteúdo” e por fim em “tabela de atualização de custo”, teremos acesso à “tabela de atualização do custo de bens e direitos”. Utilizando a tabelaNa tabela há valores em mil-réis, cruzeiros, cruzeiros novos, cruzados, cruzados novos, cruzados reais e reais. Os valores de conversão são relativos somente até 31 de dezembro de 1995 porque o real já começou a vigorar efetivamente a partir da data. Você basicamente irá dividir o valor expresso na moeda da época pelo índice relativo ao mês e ano (que está na tabela) para encontrar o valor atualizado.É importante ressaltar que este valor é utilizado para fins de declaração de impostos e não diz respeito à valorização do imóvel. O valor convertido em real representa o valor pelo qual o imóvel foi adquirido.Como calcular o valor de um imóvel?Agora que você já sabe como calcular o valor de um imóvel comprado com uma moeda que não está mais vigente, provavelmente deve estar se perguntando como fazer para calcular o valor da sua casa ou apartamento. Para responder a esse questionamento, usamos algumas métricas para montar um quadro que se encaixe na realidade de hoje. Aí entram fatores regionais e econômicos, o que torna a análise um pouco mais complicada de se fazer. As métricas que utilizamos são:Quanto custam os imóveis na mesma região? Se fizermos uma média, conseguiremos estabelecer um parâmetro para nos guiar. Em quanto está avaliado o metro quadrado da região? Quantos metros quadrados tem o seu imóvel? Quais as condições do seu imóvel? Ele precisa de reforma ou é novo? Possui vagas e/ou outros benefícios? O seu imóvel fica próximo a metrôs e outras vias de acesso? Existem projetos de ampliação de áreas verdes, transportes e revitalização da área onde o seu imóvel fica localizado? Como todos esses fatores são passíveis de análise, é difícil estabelecer um valor imediato para a pergunta “quanto custa o meu imóvel?”. Mas corretores sempre serão bons aliados nessa hora! Não tenha medo de questionar, pois somente assim as suas dúvidas serão esclarecidas.

Jayme Scatena

Jayme Scatena

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 4 anos Segunda-Feira | 20 abril 2020 | 08:34

Olá Sr. Alves, obrigado pelo retorno.

Baixei a Calculadora do Cidadão do Banco Central mas ela faz a correção por meios de índices tipo: IPCA, Poupança e outros.
Minha pergunta é: se devo usar esta calculadora e qual índice usar?
Falando com o pessoal (corretores de imóveis) e eles pedem para usar o VALOR VENAL do IPTU, outros falam para usar o valor
declarado no ano calendário anterior à venda (2019).
Percebe o Sr. que estou perdido com tantas informações e gostaria de sua opinião o que devo usar.
Atenciosamente,
Jayme 

 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.