x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 122

nota fiscal de entrda

ocimar caloni

Ocimar Caloni

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 10:20

Bom dia, gostaria de saber se alguém pode me ajudar, meu cliente optante pelo simples nacional teve sua nota rejeitada pelo cliente, e então foi orientada a emitir nota de entrada, porém ele emitiu com os dados do destinatário errado colocando os dados do cliente que rejeitou a nota e j se passou ´o prazo legal para cancelar, algum conhece alguma saída legal para consertar isso. Obrigado desde já.

VITOR F. PONGELUPPE

Vitor F. Pongeluppe

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 10:45

Ocimar, bom dia!

No meu entendimento, nesse caso a nota fiscal de entrada de emissão própria foi emitida corretamente, pois apesar do destinatário da nota fiscal ser o seu cliente, repare que no campo de destinatário da nota fiscal, o campo é descrito como destinatário/remetente, ou seja, seu cliente apenas emitiu a nota fiscal de entrada em nome do cliente dele, não vejo necessidade de cancelamento da nota fiscal tampouco outro meio de retificação desta, pois dessa forma lê-se na nota fiscal que o remetente seria o cliente e o destinatário o emitente.

Emitente é aquele que emite a nota, mas nem sempre ele será o remetente, aquele que envia a mercadoria/produto, no caso, seu cliente foi o destinatário, e destacou corretamente que o remetente foi o cliente dele.

Caso minha interpretação esteja inadequada/incorreta, solicito aos demais colegas com maior expertise um esclarecimento a respeito.

ocimar caloni

Ocimar Caloni

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 11:54

Bom dia Vitor é que li que, no caso de nota fiscal de entrada o emitente e o Destinatário/Remente devem ser o mesmo, não podendo ser colocado como Destinatário/Remetente o seu cliente uma vez que ele não recebeu o produto.

VITOR F. PONGELUPPE

Vitor F. Pongeluppe

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 15:06

De fato.
Baseado nessa resposta, a nota fiscal deve ter ambos os campos com os dados de seu cliente, considerando que o prazo de cancelamento extemporâneo da nota fiscal já expirou, oriento que busque contato a revista de consultoria de seu escritório, pois muito provavelmente eles já orientaram vários casos semelhantes aos seu de como proceder.

Peço desculpas por não conseguir ajudá-lo como gostaria.

Caso tenha alguma resposta com a solução para o caso solicito que me envie o retorno para ampliar meus conhecimentos.

Grato.

Cuide-se.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: