FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
O IMPOSTO É GERADO PELA REFERENCIA OU PELA DATA DE EMISSÃO DA NOTA
Marcelo Truiz
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 18 maio 2020 | 13:22
Caros colegas me bateu uma duvida. Pois fazemos contabilidade de uma lotérica e as notas deles são geradas em meses distintos. A nota referente ao relatorio SITAE é gerada até o ultimo dia do mes corrente e a nota referente ao SIGEL é gerada no mes seguinte (bem no começo do mes). A duvidá é gero o imposto somando as duas notas, dado o fato que se refere a mesma competência ou gero o imposto levando em conta a data da emisão da not a e neste caso eu teria que fomar a nota de um mes e a nota do outro.
Thiago
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 18 maio 2020 | 14:30
Marcelo, eu também faço a escrita de uma lotérica, e a referência para o recolhimento dos tributos, segundo a legislação tributária local, é sempre a data do serviço (a competência/fato gerador). Algumas prefeituras utilizam sistemas que permitem o contribuinte manipular essa data do serviço (o que não se confunde com a data da emissão da nota). É o que seria mais correto para você, pois a emissão da nota se dá em momento posterior ao do fato gerador. Verifique com a fiscalização tributária do seu município se é possível fazer isso.
Marcelo Truiz
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 20 maio 2020 | 10:50
Thiago muito obrigado pela atenção...vou verificar sim.