x
2020-05-18T13:59:08-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 19

acessos 1.286

PRORROGAÇÃO VENCIMENTOS PARCELAMENTOS FEDERAIS

há 1 semana Segunda-Feira | 18 maio 2020 | 13:59

Boa tarde!

Houve prorrogação no último dia 12/05 para os pagamentos dos parcelamentos Federais, exceto os do Simples Nacional (Portaria 201/2020). As parcelas dos meses 05, 06 e 07, vencerão em 08, 10 e 12, respectivamente.

Vocês sabem como será feito a emissão dessas guias? Tem que aderir a alguma coisa?

Desde já, obrigada!

há 1 semana Segunda-Feira | 18 maio 2020 | 15:08

Boa tarde,
Não precisa fazer adesão, as guias podem ser emitidas normalmente no aplicativo, inclusive é opcional o pagamento com os vencimentos prorrogados, caso a empresa não queira deixar para pagar em agosto, pois neste mês vai ter dois pagamentos para realizar, o que a Receita e Procuradoria deve fazer nos próximos dias é suspender esses três meses no sistema, para evitar caso a empresa precise de certidão.

há 1 semana Quarta-Feira | 20 maio 2020 | 17:31

Boa tarde,

alguém já conseguiu tirar alguma guia de parcelamento com a data prorrogada? tentei hoje tirar guias dos parcelamentos da RFB, PGFN, INSS e Simples Nacional e todas saem para dia 29/05.

Boa tarde,
também tentei emitir as parcelas de maio e ainda não foi atualizado,está saindo com os vencimentos para 29/05.

há 5 dias Sexta-Feira | 22 maio 2020 | 09:54

Bom dia, Prezados.

Até o presente momento não foi atualizado nada na RFB, peço que tentem emitir no dia do vencimento, talvez saía com o vencimento da prorrogação, aconselho ainda fazer reservas financeiras, caso haja alguma surpresa do governo.

há 5 dias Sexta-Feira | 22 maio 2020 | 15:41

Joel Rhoden eu espero que não!

As empresas que possuem parcelamentos estão buscando deixá-los em dia. Até agora, tudo o que foi divulgado de prorrogação de impostos federais, estão dando muito trabalho para os contadores, a grande maioria das coisas não podemos emitir as guias. Alguns clientes optaram em pagar as guias nos prazos normais, a maioria optou em prorrogações... e as contabilidades tem vários controles... de quem já foi, de quem ainda vai... Deveriam ter no mínimo, respeito com seus contribuintes e atualizarem os sistemas de emissão de guias.

há 5 dias Sexta-Feira | 22 maio 2020 | 16:07

Boa tarde a todos, sou contador e concordo plenamente com a Cristiane em seu comentário, é complicado.
Outro ponto que gostaria de saber se os colegas sabem algo a respeito, desses parcelamentos tem alguns que estão em DÉBITO AUTOMÁTICO em c/c. E nesses casos que a opção por prorrogar, será que precisa ser comunicado ao banco ? Ou tem algum outro procedimento ?

há 5 dias Sexta-Feira | 22 maio 2020 | 16:28

Boa tarde,
Esta foi a resposta que recebi da receita federal:
Os parcelamento administrados pela RFB (previdenciários e fazendários de quaisquer empresas, inclusive por exemplo das parcelas descontadas de
segurados dos parcelamentos simplificados previdenciários das empresas
do Simples Nacional que seriam recolhidas por GPS e foram declaradas em
GFIP, foram prorrogados pela portaria ME nº 201/2020 e pela resolução
CGSN nº 155/2020.
A Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional  adotarão os procedimentos de  suspensão do pagamento das parcelas para aqueles
contribuintes que efetuem o pagamento por meio de débito automático em
conta-corrente bancária.

há 5 dias Sexta-Feira | 22 maio 2020 | 16:28

Marcelo Albor, acredito eu, que se nem disponibilizaram a emissão com prazos prorrogados, também não devem ter pausado o débito automático nas competências que foram prorrogadas. Mas eu não tenho nenhum caso deste, na prática não sei se houve alguma informação ou não.

há 5 dias Sexta-Feira | 22 maio 2020 | 16:32

Hoje mandei todos os parcelamentos para os clientes da seguinte forma:

Os parcelamento administrados pela RFB (previdenciários e fazendários de quaisquer empresas, inclusive por exemplo das parcelas descontadas de
segurados dos parcelamentos simplificados previdenciários das empresas
do Simples Nacional que seriam recolhidas por GPS e foram declaradas em
GFIP, foram prorrogados pela portaria ME nº 201/2020 e pela resolução
CGSN nº 155/2020.
I - Último dia úitl do mês de agosto de 2020, para as parcelas com vencimento em maio de 2020;
II - Último dia útil do mês de outubro de 2020, para as parcelas com vencimento em junho de 2020;
III - Último dia útil do mês de dezembro de 2020, para as parcelas com vencimento em julho de 2020.
Vale ressaltar que a opção não é obrigatória, podendo pagar as guias em anexo dentro do próprio mês, ressaltamos também que caso optar pelo recolhimento nas datas da prorrogação, nestes meses, agosto, outubro e
dezembro/2020 o pagamento vai ser em dobro, ou seja, ex. em agosto vai ter a parcela de maio e agosto/2020.

há 2 dias Segunda-Feira | 25 maio 2020 | 13:14

Prezados colegas,

Entrei em contato com o chat da Receita sobre duvidas da prorrogação das parcelas.
Segue minha conversa com o atendente da RFB:

[ATENDENTE]13:28:27 MARCO A SANTOS: Olá! Em que posso ajudar?

[CONTRIBUINTE]13:28:56: Boa tarde! MARCO,
Saiu a portaria nº. 201 que fala sobre a prorrogação de parcelas. Minhas dúvidas são. A Receita Federal e a Procuradoria adotarão os procedimentos de suspensão do pagamento das parcelas para aqueles que efetuem o pagamento por meio de débito automático correto ? Como fica caso a empresa opte por pagar a parcela já que no sistema não tem a opção de imprimir a parcela do mês de maio ?

[ATENDENTE]13:31:39 MARCO A SANTOS: Não haverá o débito em conta das referidas parcelas em maio, junho e julho de 2020, nos vencimentos originais. Caso queira recolher as parcelas antes dos prazos prorrogados, agosto, outubro e dezembro de 2020, poderá utilizar o e-CAC e imprimir os DARFs após os vencimentos originais.

[CONTRIBUINTE]13:34:12 : Quando eu acesso o sistema de parcelamento e vou em imprimir não aparece a opção. Segue o meu processo de parcelamento nº. xxxxxxxxxxxx onde não aparece a opção de imprimir a parcela de maio com vencimento em 29/05. 

[ATENDENTE]13:34:50 MARCO A SANTOS: A opção para impressão do DARF será somente após o vencimento.

[CONTRIBUINTE]13:36:21 : SIM mais vai ter juros acumulado de maio para junho ? o parcelamento é pago em dia. neste caso mês que vem vai mudar o valor da parcela do mês de maio por causa da SELIC de juros.

[ATENDENTE]13:37:51 MARCO A SANTOS: Aguarde, irei formalizar um Dossiê com os DARFs para pagamento até 29/05/2020. Deseja realmente que sejam emitidos os DARFs para pagamento até 29/05/2020?

[CONTRIBUINTE]13:39:13 : vou conversar primeiro com o meu patrão a respeito se ele vai optar por pagar agora ou deixar prorrogar. depois estarei voltando no chat obrigado pela ajuda.

[ATENDENTE]13:39:42 MARCO A SANTOS: Seu atendimento foi concluído.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.