x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 594

IRPF 2020 - declaração veículo

Aline Andrade

Aline Andrade

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 27 maio 2020 | 09:46

Como sou iniciante, tenho ainda muitas duvidas a respeito da declaração de bens no imposto de renda.

Tenho um cliente que possui um veículo a anos e nunca informou ele na declaração (achava que não havia necessidade por se tratar de um veículo antigo e que fora quitado a muitos anos).
Estou fazendo a declaração referente a 2019 e orientei a retificar as anteriores incluindo as informações desse veículo.
O mesmo me questionou se realmente existe a necessidade de retificar as declarações anteriores pois pretende vender ainda esse ano o carro, e se não retificar e não informar esse bem isso pode lhe trazer algum problema.

Por gentileza, podem me auxiliar na questão acima, em como devo orienta-lo?

Desde já agradeço!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 27 maio 2020 | 19:25

Aline
Vou lhe dar uma orientação, a qual voce  deve praticar sempre, pois pelo relato voce e iniciante no labor contábil/fiscal. Primeiro nunca de uma orientação sem ter absoluta certeza da mesma. Analise sempre a situação existente, e importante também o  " quantun" do valor envolvido. E principalmente, evite gerar despesas e multas para o cliente. Ao sugerir as retificações, voce criou uma situação de desconfiança em sua capacidade de analisar a situação. Assustou o cliente, e e provável que o perca se nao tiver cuidado. Entenda, se ja possui o bem ha  anos e nao declarou, e porque o valor " quantun" do mesmo não e  expressivo em termos de bem, se nenhuma declaração caiu na malha, também nao e grave ou tenha implicações outras. Sendo assim o procedimento correto e colocar o bem agora nessa declaração de 2019, pelo valor de mercado conforme o proprietário falar e a sua variação patrimonial suportar ( sempre analise sua variação patrimonial com reçao aos rendimentos entendeu, para tudo a base de analise e a variação, pois o sistemas de analise da RFB trabalham com ela , e evidentemente com outras variáveis). Veiculo em geral não tem lucro na venda raros casos sempre sera prejuízo.  Se fosse proceder como você sugeriu, haveria multas, cruzamentos com as declarações, e provável malha, ou seja o cliente não voltaria mais e queimaria você, pois ha meu ver fostes açodada na resposta ao questionamento dele.
boa sorte, em seus trabalhos e estudos, e continue assim, mas perguntando sempre antes de afirmar, caso nao saiba com certeza absoluta ser a sua orientaçao a melhor.
Ribeiro
CEO  -Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.