Valeria F
Iniciante DIVISÃO 3 , AuxiliarBoa noite!
Minha mãe é minha dependente no Imposto de Renda e recebeu R$80.000,00 ref. Cessão de Direitos Hereditários no qual não houve ganho de capital. Ela não possui outra renda ou qualquer outro bem então então estou em dúvida se ela precisa fazer a Declaração de Ajuste Anual ou pode continuar na minha declaração como dependente e eu informar esse Direito? Considerando o que a Receita diz entendi que sim, mas quando vamos colocar como dependente ela ultrapassa o limite, então fiquei confusa ao que se refere essa dispensa de entrega.
"Dispensa da entrega da declaração
a - A pessoa física que se enquadrar em uma ou mais das hipóteses de obrigatoriedade previstas nos itens 1 a 7 fica dispensada de apresentar a Declaração de Ajuste Anual (DAA), caso conste como dependente em declaração apresentada por outra pessoa física, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos, caso os possua;"
Outra coisa esse valor de R$80.000,00 foi recebido na minha conta então se ela tiver que fazer a DAA deverá informar em "BENS e Direitos" que esse saldo em dinheiro está na minha conta? Ou poderei colocar como empréstimo/doação (terei que ler melhor sobre os dois, se tiver que fazer isso)?