x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 62

Bonificação/premiação trabalhista no IRPF

MILKA

Milka

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 17:17

Boa tarde!

No ano passado trabalhei para uma empresa e recebia mensalmente R$1.700,00 na carteira, R$300,00 de ajuda de custo fixa + R$400,00 de bonificação fixa. Tais valores constam no contracheque, porém nunca foi retiro o IR na fonte,pois segundo a contabilidade, não há incidência de impostos sobre a bonificação/ajuda de custo.

Mês passado recebi meu Informe de rendimentos da empresa, onde no campo dos rendimentos isentos está 0. 
Perguntei na contabilidade novamente, e eles continuam alegando a isenção, mas não aceita que há erros no informe, nem me explicaram em qual campo eu devo informar esses valores ao declarar o IR.

Ah eu também fiz o recolhimento através do carnê Leão, de outros serviços que faço para PFs. 


Alguém pode me esclarecer essa dúvida? Na pesquisa que fiz, soube que apenas a ajuda de custo é isenta, e passível de comprovação. Mas eu não fazia viagens pela empresa, esse valor que recebo fora da carteira, na época, foi combinado como um aumento salarial.

Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.