x
2020-05-29T17:17:17-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 22

Bonificação/premiação trabalhista no IRPF

há 9 semanas Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 17:17

Boa tarde!

No ano passado trabalhei para uma empresa e recebia mensalmente R$1.700,00 na carteira, R$300,00 de ajuda de custo fixa + R$400,00 de bonificação fixa. Tais valores constam no contracheque, porém nunca foi retiro o IR na fonte,pois segundo a contabilidade, não há incidência de impostos sobre a bonificação/ajuda de custo.

Mês passado recebi meu Informe de rendimentos da empresa, onde no campo dos rendimentos isentos está 0. 
Perguntei na contabilidade novamente, e eles continuam alegando a isenção, mas não aceita que há erros no informe, nem me explicaram em qual campo eu devo informar esses valores ao declarar o IR.

Ah eu também fiz o recolhimento através do carnê Leão, de outros serviços que faço para PFs. 

Alguém pode me esclarecer essa dúvida? Na pesquisa que fiz, soube que apenas a ajuda de custo é isenta, e passível de comprovação. Mas eu não fazia viagens pela empresa, esse valor que recebo fora da carteira, na época, foi combinado como um aumento salarial.

Desde já agradeço.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.