Patriciany Ricoy
Bronze DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa noite, Saulo! Obrigada pela resposta. Este dinheiro é em espécie e não foi gasto em 2009. Eu o declaro em bens e direitos na declaração de 2009 ou na 2010?
respostas 43
acessos 7.326
Patriciany Ricoy
Bronze DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa noite, Saulo! Obrigada pela resposta. Este dinheiro é em espécie e não foi gasto em 2009. Eu o declaro em bens e direitos na declaração de 2009 ou na 2010?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Patriciany,
Agora (em 2010) você está elaborando a DIRPF referente a fatos ocorridos em 2009.
Daí, se estivermos falando de dinheiro em espécie existente em 31/12/2009, devem constar com código 63 na ficha "Bens e Direitos" da DIRPF de 2010 referente a 2009.
Se em 31/12/2010 ainda existirem, o fato deve ser informado preenchendo-se também o campo "Situação em 31/12/2010" da ficha "Bens e Direitos" na DIRPF 2011 referente a 2010.
Caso tenha sido gasto ou despositado no decorrer do ano de 2010, deixe o campo "Situação em 31/12/2010" em branco.
...
Patriciany Ricoy
Bronze DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeSaulo, depois que eu faço o calculo da variação patrimonial, é que eu vou lançar o valor do "saldo em caixa" na ficha de bens e direitos? Daí ficando esse dinheiro disponivel para se adquirir um bem no ano de 2010 sem ter tido rendimento para isso?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Patriciany,
Estivemos falando (até agora) de dinheiro em espécie.
O saldo positivo da variação patrimonial não significa ter dinheiro em espécie, nem mesmo "saldo em Caixa". Em principio representa as disponibilidades que lhe restaram para cobertura de gastos havidos durante o ano não declarados na DIRPF, tais como alimentação, viagens, subsistência, etc. É claro que parte destas disponibilidades pode estar representada por dinheiro em espécie que ainda foi gasto, mas será apenas parte delas.
Dinheiro em espécie é aquele que você mencionou no questionamento de ontem: "Este dinheiro é em espécie e não foi gasto em 2009".
...
Paulo Alexandre Sakihara
Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico EletrônicaBom dia Saulo,
Morei no Japão durante 8 anos retornando em Maio de 2009, passando a condição de residente no Brasil em carater definitivo, portanto obrigado a fazer a declaração, nesse periodo no exterior sempre declarei como isento e em 2009 não tive rendimentos tributáveis aqui no Brasil.
Possuo uma Poupança Ouro no Banco do Brasil no Japão com saldo em dolar e iene, gostaria de saber se informo em bens e direitos como depósito em conta corrente no exterior ou como poupança e no pais coloco Japão, e se for para colocar como poupança como ficam os informes de rendimentos, que é baixo mas existe nessa conta, ou se por ser uma conta no exterior esses rendimentos devem ser tributados no pais onde está a conta e não precisam ser informados os rendimentos aqui no Brasil informando somente o saldo ?
E no caso do saldo é preciso converter os valores para reais, preciso informar a quantia do saldo em dolar e ienes, as taxas de conversão referente a 31/12/2008 e 31/12/2009, ou somente coloco os valores em reais já convertidos ?
Patriciany Ricoy
Bronze DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia, Saulo! Muito obrigada pelas informações, elas foram de grande valia. Um ótimo dia!!
Lourineiva Gomes Gibim
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBoa tarde!
Estou fazendo a declaração em conjunto , onde o casal está em processo de separação judicial neste ano de 2010, e o advogado deles pediu para ao fazer a declaração de 2009/2010, declare os bens imóveis pelo valor venal que consta no carne de IPTU/2010, alguém sabe me informar se existe amparo legal para isto????
desde já agradeço!
Lourineiva Gomes Gibim
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBoa tarde!
Me desculpem,mas alguem pode me ajudar nessa??
Estou fazendo a declaração de uma pessoa que emprestou para a empresa que é sócia uma determinada quantia no ano de 2009 e a empresa pagou em cheques.
Estes cheques não foram descontados no banco até o final de 12/2009.
Não lancei o emprestimo porque tudo aconteceu dentro do mesmo ano,emprestimo e o recebimento.
Como posso lançar este valor que está nas mãos da minha cliente, mas só que em forma de cheques.
obrigada!
Wanessa Z.s.
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBoa noite Saulo,
pintou mais uma sombra de duvidas ref. aos bens....seguinte a pessoa comprou em 2007 um ap no valor de 85.000,00 deu entrada de 40.000,00 com a venda e dois carros e finaciou o restante ou seja tudo isso nunca foi declarado a duvida é discrimino essa entrada só por escrito ou coloco o valor de 40.000,00 +as parcelas que foram pagas em 2008 no campo 31/12/2008 em 2009 so coloco o valor das parcelas correto????
Aguardo sua resposta e mais uma vez muito obrigada mesmo !!!!
Abs
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Lourineiva,
Você não pode - apenas porque o advogado pediu - alterar o valor dos bens constantes da Declaração de Ajuste Anual (DIRPF) destes contribuintes.
Declará-los pelo valor que serviu para base de cálculo do IPTU, a despeito de ser uma alternativa bastante cômoda, configura ganho de capital e sujeita o contribuinte ao recolhimento do imposto de renda incidente sobre o ganho. A lei é clara acerca do assunto, e você não pode burlá-la apenas porque o advogado pediu.
...
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Lourineiva,
O fato de "tudo ter acontecido no mesmo ano" não deve (nem pode) impedir que o empréstimo e o recebimento sejam declarados, até mesmo porque a rigor o crédito permanece.
Informe a operação com o código 51 "Crédito decorrente de Empréstimo" na ficha "Bens e Direitos". No campo discriminação informe o nome e o CPF da pessoa que tomou o empréstimo e o pagamento/recebimento via os cheques predatados. No campo "Situação em 31/12/2009" informe valor total recebido em cheques
Ainda que (agora) representado por cheques, tecnicamente o crédito ainda existe e deve ser declarado.
...
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Wanessa,
Exatamente!
Se este contribuinte tem raspaldo (variação patrimonial positiva) na sua DIRPF, não há a necessidade de informar que o dinheiro da entrada foi o produto da venda dos veiculos.
Neste caso, informe o dação da entrada mais as parcelas já pagas do financiamento na "Discriminação" e no campo "Situação em 31/12/2008" da ficha "Bens e Direitos" no item referente a este bem. No campo "Situação em 31/12/2009" acrescente ao valor já pago, as parcelas quitadas no decorrer do ano de 2009.
Entretanto, se declarado assim, a variação patrimonial resultar negativa, esta pessoa terá de retificar suas DIRPF desde 2007 com vistas a justificar a origem do dinheiro que a permitiu dar a entrada e pagar todas as parcelas até 31/12/2008.
...
Edson Eugenio do Amaral Junior
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBoa noite Saulo,
foi comprado um imovel de pessoa física e financiado pelo Banco, isso no ano de 2008, na declaração de 2009 preciso repetir os dados da vendedora, ou só é necessário informar os dados do imovél e financiamento?
Obrigado,
Edson Amaral
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Edson,
Não há a necessidade de informar os dados da vendedora, mas a data de aquisição deve continuar sendo informada, pois será solicitada no caso em que haja a alienação.
...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade